Para Dantas, Massoni e Santos (2017, p. 441), a “tarefa de avaliar é um dos maiores desafios para a melhoria do Ensino de Ciências no país”. Apesar disso, a discussão sobre o processo de avaliação ainda é pouco frequente nos artigos científicos produzidos.
Considerando o processo de avaliação no Ensino das Ciências Naturais, analise as afirmações a seguir.
Professores reproduzem as práticas avaliativas que experimentaram quando eram estudantes, valorizando aspectos quantitativos.
Há o predomínio de avaliação somativa e que prioriza a memorização que contribui para a classificação e exclusão dos estudantes.
O processo de avaliação sobre o Ensino de Ciências Naturais que vem sendo concretizado nas escolas é coerente com os princípios propostos na legislação educacional, de priorizar os aspectos qualitativos.
É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C. O processo de avaliação sobre o Ensino de Ciências Naturais que vem sendo concretizado nas escolas é coerente com os princípios propostos na legislação educacional, de priorizar os aspectos qualitativos.
Explicação:
A avaliação é processo essencial pois permite um momento de interação e construção de significados. Dessa forma, é de extrema importância que seja planejada e adequada de forma a fornecer um modelo consolidado eficiente e inclusivo.
No processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais a avaliação é uma atividade essencial. De acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96, a avaliação deve ser contínua e cumulativa e apresentar uma prevalência de aspectos qualitativas sobre os quantitativos.