Para DaMatta (1994), nos campos de futebol, além das particularidades individuais dos sujeitos, também estão presentes concepções sociais. Nesse sentido, ao investigarmos os desdobramentos históricos vinculados ao futebol, percebemos que os campos também tem sido palco de embates de diferentes realidades sociais, religiosas, étnicas, culturais e políticas, sendo um espaço repleto de manifestos e expressões.
DaMATTA, R. Antropologia do Óbvio: Notas em torno do Significado do Futebol Brasileiro. Revista USP, Dossiê Futebol, n. 22. 1994.
Considerando o fragmento exposto acima e a importância do futebol nos movimentos ideológico-políticos que aconteceram na Alemanha e na Itália, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: 01
Na Itália, a equipe do Lazio foi muito importante no movimento de resistência ao Fascismo no país. O clube até hoje chama atenção pela forte resistência contra os ideais totalitários de uma forma de governo que prega o radicalismo e o autoritarismo.
Explicação: Pagina 155
O movimento de apoio ideológico-político,
mais precisamente no que tange às propagandas desses ideais, não se restringiam à Alemanha
nazista. A Itália, outro grande centro do futebol
mundialmente conhecido, teve na figura de Benito
Mussolini, ditador e líder da ideologia política fascista no país, a representação da autocracia. Entre
outros clubes, a equipe da Lazio, time de Mussolini,
desde as épocas da Itália fascista, até hoje chama
atenção pela resistência e apoio aos ideais totalitários de uma forma de governo que prega o radicalismo e o autoritarismo.
O líder do ideal nazista Adolf Hitler, entendia o quanto o futebol poderia mobilizar socialmente o povo e o ajudar em sua deturpada missão de purificação da raça humana. Para isso, usou o time "Schalke 04" como símbolo do nacionalismo e da ideologia nazista.
Na minha atividade a alternativa correta é a IV. Pág. 154
A opção correta é a letra D. Durante o período no qual o nazismo dominava a Alemanha, o líder Adolf Hitler utilizou o sucesso esportivo do Schalke 04 como parte de suas propagandas políticas.
Relação entre Hitler e o Schalke 04:
Até os dias de hoje, não é possível afirmar se Adolf Hitler de fato era torcedor desse time. Porém, é fato que o líder nazista se aproveitou dos títulos conquistados pelo Schalke 04 para propagar o nacionalismo e os ideais nazistas.
Desde então, o Schalke 04 promove diversas ações que tentam apagar essa parte de sua história, buscando desassociar sua imagem à de Adolf Hitler.
Como as alternativas não estão presentes na pergunta, elas serão adicionadas logo abaixo:
A) Na Itália, a equipe do Lazio foi muito importante no movimento de resistência ao Fascismo no país. O clube até hoje chama atenção pela forte resistência contra os ideais totalitários de uma forma de governo que prega o radicalismo e o autoritarismo;
B) O time Borussia Dortmund (Alemanha) era gerido por apoiadores do regime totalitário e tinha em seu elenco jogadores que veneravam o ditador Hitler. O apoio trouxe vários títulos e também reconhecimento das pessoas ligadas ao time;
C) Na Alemanha, o Lazio, time preferido dos trabalhadores alemães próximo à metade do século XX foi utilizado como símbolo do nacionalismo Alemão e da ideologia nazista durante o período da II Guerra Mundial;
D) O líder do ideal nazista Adolf Hitler, entendia o quanto o futebol poderia mobilizar socialmente o povo e o ajudar em sua deturpada missão de purificação da raça humana. Para isso, usou o time "Schalke 04" como símbolo do nacionalismo e da ideologia nazista;
E) O apoio ao regime totalitário Nazista fez com que o Borussia Dortmund, conquistasse títulos devido a campanhas com favorecimentos dentro das competições (ajuda de arbitragem, decretos de ganhos de partida por "supostos atrasos" de outras equipes etc.).
Aprenda mais sobre regimes totalitários aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2604105
#SPJ2
O líder do ideal nazista Adolf Hitler, entendia o quanto o futebol poderia mobilizar socialmente o povo e o ajudar em sua deturpada missão de purificação da raça humana. Para isso, usou o time "Schalke 04" como símbolo do nacionalismo e da ideologia nazista.
Página 154 do livro