Para D’Ambrosio (2011, p. 9) “a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de uma certa faixa etária, sociedades indígenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradições comuns aos grupos”, podem ser considerados exemplos de Etnomatemática. Considerando os indígenas, Suruí e Leite (2018), desenvolveram um estudo com os indígenas do povo Paiter, localizado na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso, onde observaram entre os anos de 2012 a 2015, fazeres cotidianos, a organização e realização de eventos sociais tradicionais, entrevistas e outros registros.
Na investigação realizada pelos autores, entre saberes e práticas matemáticas, os pesquisadores identificaram que alguns conceitos relacionados à geometria podem não ter equivalência à cultura, por exemplo, “[...] os sólidos geométricos esfera (Penẽm-ah), cilindro (makor ahp) e cone (Ibog̃ahp apeh) foram nomeados em paiter de acordo com os conhecimentos que os mais velhos têm de objetos semelhantes na natureza. O termo Penẽm-ah quer dizer “objeto que rola sem direção”. Já o termo makor ahp quer dizer “parte do tronco de bambu”, que é parecido com um cilindro. O termo Ibog̃ahp apeh quer dizer “espinho da árvore maracatiara”, que tem o formato cônico” (SURUÍ; LEITE, 2018, p. 110).
SURUÍ, A. P.; LEITE, K. G. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 94–112, 2018.
Considerando o contexto emergente, analise as seguintes asserções:
I. Os nomes atribuídos aos objetos matemáticos na língua indígena do povo Paiter fazem referência a objetos da natureza, os quais são familiares aos sujeitos que foram investigados (os mais experientes). Essa percepção, antes impensada acerca desses objetos só foi sistematizada com a Etnomatemática, dada a proximidade dos pesquisadores com os sujeitos. Logo, esses objetos poderão ser explorados na comunidade escolar Paiter.
PORQUE
II. Com a incursão dos pesquisadores nesse contexto cultural, buscando conhecer as especificidades culturais e, para além delas, como os indígenas organizam e produzem o seu repertório de saberes (o matemático), o professor que atua nesta comunidade poderá utilizar a linguagem e o significado criado por eles, para abordagem de objetos geométricos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
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