Para Costa Leite et al. (2009, p.99), existem “três virtudes, no exercício da consultoria, a serem praticadas desde a concepção inicial dos projetos desta natureza: identificar o objeto do trabalho, estabelecer vínculos com o cliente e selecionar os melhores processos de intervenção”.
Mesmo quando a consultoria é contratada para atuar em um determinado setor, entender o contexto da organização é essencial para o sucesso das intervenções, assim, os autores nos alertam:
Mesmo parecendo, à primeira vista, que um problema pode estar situado em um único ponto, o profissional de consultoria e seu contratante ou cliente devem considerar o sistema de vasos comunicantes e apontar interdependências. Nada impede que uma situação esteja circunscrita a determinada parte do organismo, mas isso somente deverá ser concluído após análise causal e relacional (p.100).
Perceba que a conexão com o cliente/organização é essencial para o diagnóstico do consultor. Devemos relembrar também que a autonomia do consultor nesse processo é prioridade máxima, para não prejudicar o levantamento de dados e a identificação dos GAPs.
Este modelo se refere a:
Assinale a alternativa CORRETA:
O estabelecimento de vínculo com os clientes.
Seleção dos processos de intervenção.
Identificação do objeto.
O estabelecimento de vínculo com a organização.
Eleição do modelo de projeto de consultoria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Identificação do objeto.
Corrigido pelo ava
Explicação:
Respondido por
6
Resposta:
Identificação do objeto.
Explicação:
Corrigida!
Perguntas interessantes