Para controlar o comércio de especiarias durante os séculos XV e XVI, os portugueses (A) fundaram uma companhia comercial em sociedade com os muçulmanos. (B) se recusaram a dividir os lucros com o rei D. Manuel. (C) entraram em conflito com vários povos locais. (D) agiram pacificamente para garantir negociações amigáveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
Para controlar e conquistar a hegemonia do comércio de especiarias durante os séculos XV e XVI, os portugueses entraram em conflito com vários povos locais.
Alternativa correta: Letra C.
Domínio Português
Nessa época, quem possuía o controle do comércio sobre as especiarias eram os árabes e os venezianos com o controle do Mar Mediterâneo, portanto, Portugal teve que achar outra maneira de entrar com as especiarias do Oriente.
Essa nova estratégia foi chamada de "Périplo Africano", onde a ideia consistia em contornar o continente africano para chegar até as índias.
A busca por especiarias não era restringido apenas por interesses econômicos, visto que quem dominava esse comércio eram os muçulmanos, considerados pagãos para os portugueses, a expansão portuguesa tinha um alto caráter cruzadístico para combater os muçulmanos e espalhar a fé cristã.
Como por exemplo a tomada da cidade de Ceuta no norte da África em 1415. Cidade essa que era um grande centro comercial muçulmano, onde os portugueses irão dominar e fundar feitorias e dar início ao tráfico negreiro.
As outras estão erradas por que?
Letra A
Os muçulmanos eram considerados infiéis e pagãos para os portugueses, sendo assim, nunca formariam uma aliança com eles.
Letra B
O lucro não era dividido, era de propriedade real.
Letra D
Nesse período muito dificilmente vamos ver alguma tentativa de controle e hegemonia de algo, principalmente o comércio, sem conflitos e guerras.
Saiba mais sobre "Comércio das Especiarias" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1604129