Para construir seu projeto de vida, o estudante tem a necessidade de ir além da elaboração de um plano. Considerando isso, faça uma associação entre as definições na coluna da esquerda e as sentenças na coluna da direita. Projetar a vida com base em uma visão que se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano. As pessoas que constroem uma imagem afirmativa, ampliada e projetada no futuro e atuam sobre ela têm mais possibilidade de concretizá-la do que aquelas que meramente sonham e não conseguem projetar de forma nítida o que pretendem fazer na vida nos anos que virão. Resposta 1 O caminho entre “ser e querer ser”, e não “com o que se quer ser”. A questão aqui é garantir que o projeto de vida seja a construção do caminho para a concretização dos sonhos – sonhos que mudam e mudam o querer ser. Assim, o projeto de vida é saber fazer escolhas diante das oportunidades para o querer ser. Resposta 2 Desenvolver a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar consigo mesmo e com os outros. Resposta 3 Ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Resposta 4 Desenvolver a iniciativa social, a motivação e a abertura para interações sociais. Resposta 5 A construção do projeto de vida é uma tarefa para a vida inteira, porque ela parte de um ponto, que é o autoconhecimento, e focaliza outro ponto, que é aonde se deseja chegar. Mas, se o projeto de vida é a experiência da autorrealização, e esta não é um fim, e sim um processo, então “chegar lá”, na realização dos sonhos, não pode ser um fim, mas algo que inclusive deverá ser objeto de revisões periódicas. Nessas revisões, nos submetemos a um processo reflexivo de análise consciente e individual sobre se as decisões que tomamos foram satisfatórias e se é chegada a hora de tomar outras decisões ou não
Soluções para a tarefa
A alternativa 2 está correta.
A abordagem do projeto de vida não pode se basear em uma única aula.
A cultura organizacional, passou a ter maior complexidade a partir do século XIX com o aumento exponencial dos processos de fabricação assim como um desenvolvimento no campo de pesquisa científica.
A psicologia organizacional surge com uma grande importância, assim como a sociologia e as ciências humanas que estudam o indivíduo, tendo essa primeira o papel de relacionar o ambiente ao redor do trabalhador e como isso influencia em sua organização mental e prática, dando base para as escolas teóricas no campo da psicologia que atuam nos dias de hoje.
Resposta:
Ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida.
(Gestão do próprio tempo e organização pessoal)
Projetar a vida com base em uma visão que se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano. As pessoas que constroem uma imagem afirmativa, ampliada e projetada no futuro e atuam sobre ela têm mais possibilidade de concretizá-la do que aquelas que meramente sonham e não conseguem projetar de forma nítida o que pretendem fazer na vida nos anos que virão.
(Ampliar repertório sobre suas possibilidades para o futuro)
Desenvolver a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar consigo mesmo e com os outros.
(Consciência de si e melhor relacionamento com os outros).
Explicação: