Para conquistar o ambiente terrestre, as angiospermas passaram a apresentar adaptações. Na sua reprodução, a produção de esporos com parede resistente à desidratação e o embrião com estruturas para protegê-lo no seu desenvolvimento inicial, permitiram a grande dispersão por todo o planeta
Soluções para a tarefa
As plantas terrestres apresentam diversas adaptações para a vida fora da água, que permitiram a conquista do ambiente terrestre. Dentre estas características a presença da semente é bastante marcante, presente em gimnospermas e angiospermas, bem como a fecundação através de sifonogamia, que é a formação do tubo polínico.
Evolução das plantas terrestres
As plantas terrestres em sua história evolutiva apresentam variados graus de dependência da água, especialmente no que diz respeito à reprodução. Por exemplo, as briófitas são altamente dependentes da água, pois seus gametas masculinos são liberados no ambiente e devem nadar ao encontro do gameta feminino.
Ao longo da evolução das plantas, o gameta masculino deixou de ser liberado no ambiente, sendo transportado por uma estrutura chamada grão de pólen. Esta estrutura carrega o gameta masculino até a parte feminina da flor, onde o gameta será liberado, levando a fecundação do óvulo, que é a estrutura que contem o gameta feminino.
Após a fecundação, o óvulo irá se desenvolver na semente, que é uma estrutura altamente resistente à seca. As angiospermas ainda desenvolveram estratégias importantes de polinização e dispersão por animais, que ajudam na reprodução das plantas e na colonização de novos ambientes, respectivamente.
Você pode continuar estudando sobre a evolução das plantas terrestres aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23818039
#SPJ9