Para compreendermos o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, nos reportamos ao teórico Florestan Fernandes (2009) em que discorre com mais detalhes o papel da burguesia brasileira neste processo. Segundo o texto de Rota de Aprendizagem da Aula 02, na análise do autor há uma partilha dos processos de acumulação realizada entre os setores brasileiros e estrangeiros sendo que por vezes as necessidades estrangeiras podem se sobrepor às nacionais.
A partir da visão deste autor sobre o papel da burguesia local, complete as colunas com V ou F:
( ) A burguesia brasileira aparece mais fragilizada frente à burguesia internacional.
( ) A burguesia brasileira aparece mais fragilizada frente à burguesia internacional, mas apoia o trabalhador que faz greves.
( ) Temos uma burguesia frágil, dominada pelos setores internacionais.
( ) Temos uma burguesia frágil, dominada pelos setores internacionais, mas que propões rupturas para o bem do trabalhador.
Agora assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento:
A V, V, V, F;
B V, V, F, F;
C V, F, V, F;
D V, V, F, V;
E F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
V-F-V-F.
O capitalismo acaba tendo como fator negativo o aumento das desigualdades e como consequência, a necessidade de políticas afirmativas para tentar sanar essa problemática.
Assim, em diversas situações a burguesia não é a favor das greves, e, ainda mais, não apoia algumas das ações propostas pelos indicadores sociais.
Os indicadores sociais lidam diretamente com a quantificação de determinados elementos dentro da pesquisa social, como a promoção da saúde e manutenção da mesma na sociedade, bem como na educação e na oferta do lazer, que também consta em nossa constituição como parte dos direitos do cidadão.
Dentre os indicadores sociais e políticas públicas podemos destacar:
Na saúde;
Na educação
Na promoção do lazer.
comercial73:
Obrigada pela ajuda!!
Perguntas interessantes