Geografia, perguntado por Luannanunes8328, 1 ano atrás

Para compreender as características geomorfológicas de um terreno, é necessário entender a influência dos agentes internos ou endógenos, que definem a estrutura e geram as formas do relevo, e dos agentes externos ou exógenos, que modelam as feições do relevo. O modelamento das feições do relevo é realizado pelos processos de intemperismo físico e químico. a) Aponte a ação de quatro fenômenos naturais responsáveis pela alteração do relevo de determinada área: dois que correspondem aos agentes internos e dois que correspondem aos agentes externos. b) Explique o que são os processos de intemperismo fí­ sico e químico.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
243
 a) Agentes internos:

- Tectonismo: é representado pelo movimento das placas tectônicas. É um importante agente modificador do relevo, podendo altera-lo, ou formar novas elevações e depressões. 

- Vulcanismo: Os vulcões funcionam como uma válvula de escapa do interior terrestre. Através dele o magma é expelido e atua como um agente modelador do relevo.

Agentes externos:

- Intemperismo: Consiste da degradação de rochas em partículas cada vez menores, até a formação dos solo.

- Rios: O fluxo de água de um rio transporta sedimentos depositando-os e formando planícies ou Deltas ou  vai modificando o leito do rio formando vales.

b) 
Intemperismo físico causa mudanças no relevo, sem alterar as propriedades químicas do material.
Intemperismo químico ocorre somente com a presença de água e depende da reação de decomposição da água com o 
CO2 dissolvido. Ele causa a transformação química do material.
Respondido por gpsales0311
6

Resposta:

a) Agentes internos: tectonismo e vulcanismo

Agentes externos: intemperismo e erosão

b)O processo de intemperismo físico é um processo de fragmentação e desagregação. Já o químico é a diluição e decomposição das rochas pela água, que acabam com isso dando origem aos solos.

Perguntas interessantes