Para compreender a função da LDO, pense no governo como uma residência. Nela, mora uma família que levanta recursos mensalmente, seja por meio de trabalho, aplicações ou investimentos. A cada mês, os membros da família precisam decidir em que empregar o dinheiro. Há despesas muito importantes, pois servem para sua manutenção básica – aluguel, conta de água, luz, transporte e gastos com alimentação. Em seguida, quitam as mensalidades e parcelas do carro e, só então, separam um valor para fazer uma viagem internacional em família. Caso esse planejamento seja sempre cumprido à risca, provavelmente, a família não terá grandes problemas financeiros.
I. Essa legislação foi criada para organizar os objetivos, discriminando as metas previstas no Plano Plurianual.
II. O propósito é manter o equilíbrio das contas públicas, de forma que os serviços básicos continuem funcionando, haja investimentos para modernização, quando necessário, e verbas para reduzir a dívida pública.
III. Se o PPA prevê um projeto com metas para o combate à fome, por exemplo, a LDO é o espaço destinado a especificar em quanto tempo quem ficará responsável e de que forma ele será executado.
IV. A LDO não é responsável em fazer um alinhamento entre objetivos e realidade, ajustando as ações do governo ao que realmente é possível fazer a cada ano, com base no orçamento previsto.
V. É possível ter maiores investimentos para melhorias internamente, através de bancos (poupança, tesouro direto) ou ações, que devem ser escolhidas criteriosamente.
Analise se cada afirmação é VERDADEIRA OU FALSA. Se for FALSA, justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
IV e V falsas I II e III verdadeiras
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás