Para comer depois Na minha cidade, nos domingos de tarde, as pessoas se põem na sombra com faca e laranjas. Tomam a fresca e riem do rapaz de bicicleta, a campainha desatada, o aro enfeitado de laranjas: "Eh bobagem!" Daqui a muito progresso tecno-ilógico, quando for impossível detectar o domingo pelo sumo das laranPara comer depois Na minha cidade, nos domingos de tarde, as pessoas se põem na sombra com faca e laranjas. Tomam a fresca e riem do rapaz de bicicleta, a campainha desatada, o aro enfeitado de laranjas: "Eh bobagem!" Daqui a muito progresso tecno-ilógico, quando for impossível detectar o domingo pelo sumo das laranjas no ar e bicicletas em meu país de memória e sentimento basta fechar os olhos: é domingo, é domingo, é domingo tomar a fresca: refrescar-se ao ar livre nos dias mais quentes Dos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo e Dos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo eDos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo e (A) “domingos” (verso 1). (B) “pessoas” (verso 2) (C) “laranjas” (verso 4). (D) “país” (verso 9). (E) “olhos” (verso 10)jas no ar e bicicletas em meu país de memória e sentimento basta fechar os olhos: é domingo, é domingo, é domingo tomar a fresca: refrescar-se ao ar livre nos dias mais quentes Dos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo e Dos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo e. Dos substantivos a seguir, o único que foi usado, no texto, com sentido conotativo e: (A) “domingos” (verso 1). (B) “pessoas” (verso 2) (C) “laranjas” (verso 4). (D) “país” (verso 9). (E) “olhos” (verso 10)
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra C
Explicação: é só ler maria, sentido conotativo é o sentido "Figurado", as pessoas se põem sobre a faca e laranjas, as pessoas se põem sobre laranjas ?, não né, então é conotativo.
O único substantivo usado com sentido conotativo foi:
(D) “país” (verso 9)
Poema "Para comer depois"
Nesse poema de Adélia Prado, o substantivo "país" está sendo usado com o sentido de mundo, universo, não com o sentido de território de um Estado Soberano. Por isso, esse termo apresenta sentido conotativo, figurado, simbólico.
No trecho "em meu país de memória e sentimento", o eu poético se refere ao mundo inventado e sentido por ele. Não é um lugar real.
Se se referisse a um território geograficamente delimitado, como o Brasil, por exemplo, estaria empregado em sentido denotativo, literal, pois esse é o sentido convencional da palavra, aquele que aparece primeiro no dicionário.
Mais sobre sentido conotativo e denotativo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2807955