Para começar você deve pesquisar e traçar uma linha tempo mostrando a evolução da internet de 1981 até 2020.
Gente mim ajudem pliss é pra quinta
obrigada
Soluções para a tarefa
Resposta:
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. Ela conectava, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Fermilab, laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas, que ficava em Illinois, nos Estados Unidos.
A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada. A Embratel lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps, onde cerca de cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. Em maio de 1995, o serviço se torna definitivo no país e o Ministério das Comunicações decide pela exploração comercial, tornando a internet tendência no país e a popularizando cada vez mais.
Mas foi só em 1996 que os primeiros players do mercado de provedores iniciaram as operações e, em 1998, o Brasil já era o 19º lugar em número de hosts no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Canadá no continente.
A internet passou a ser fundamental no dia a dia das pessoas e das empresas, que começaram um processo de digitalização muito forte. A banda larga se consolidou, mesmo com problemas estruturais, e continuou crescendo no Brasil. E os provedores de serviço de internet tornaram-se cada vez mais importantes na manutenção e ampliação da tecnologia.
Cerca de dez anos depois, em 2007, o mercado de provimento de internet movimentava cerca de US$ 114 bilhões em comércio eletrônico. A internet possuía uma base de 40 milhões de computadores instalados no país, cerca de 18 milhões de internautas residenciais, de acordo com o Ibope/NetRatings, em um terreno arado por grandes players do mercado.
Segundo o último levantamento da Teleco – principal consultoria brasileira de telecomunicações -, feito em 2015, o Brasil conta com mais de 102 milhões de domicílios conectados, o que representa 58% da população brasileira.
Mesmo com o volume significativo de usuários, o acesso à internet ainda não está totalmente difundido. Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que mais de 11 milhões de domicílios no país poderiam pagar pelo acesso à banda larga fixa ou móvel (3G ou 4G), mas não tem o serviço disponível nas suas localidades.
Demandas em cidades do interior e da zona rural criaram, e ainda criam, oportunidades para que diversos provedores ingressem neste mercado. É um setor que cresce sustentavelmente e, segundo a Associação Brasileira de Internet (Abranet), são fundamentais na democratização da banda larga no Brasil.