Para começar, vamos ler atentamente o texto abaixo. Não há tempo para realização da leitura, então sugiro que a façam com calma, porque depois não poderão retornar (também é interessante que abram em outra aba ou em outra página o texto completo, se quiserem consultá-lo novamente ao longo da lição)
“Em face da abordagem interdisciplinar que caracteriza este I Seminário 'Família e Educação: uma questão em aberto', minha intenção é falar da contribuição da Antropologia para os estudos da família, naquilo que ela tem de mais específico, no instrumental que a Antropologia trouxe para pensar a família diferentemente de outras disciplinas. Quero esclarecer, em primeiro lugar, que não farei um panorama da contribuição da Antropologia, porque seria muito extenso; quero apenas destacar um aspecto que acho muito operacional para se pensar a família hoje, e que para mim, particularmente, ajudou muito quando me deparei com essa literatura. Eu me refiro à contribuição da antropologia para pensar a ‘desnaturalização’ e a ‘desuniversalização’ da família, dessa família que nós conhecemos em nossa sociedade. A contribuição da antropologia é ímpar nessa questão, porque, ao tomar como objeto de estudo sociedades organizadas diferentemente da nossa, foi mais fácil um deslocamento e um estranhamento em relação à aparente ‘naturalidade’ da família em nossa sociedade.
Hoje em dia, a antropologia estuda também as diferenças na nossa própria sociedade, mas foi uma disciplina que se constituiu a partir do estudo de sociedades diferentes da nossa, construindo seu objeto de maneira distinta da psicanálise e da sociologia.
A contribuição da antropologia para o estudo da família está principalmente na discussão sobre o parentesco. É sua contribuição básica. O parentesco é um objeto fundamental da antropologia, próprio da sua constituição como disciplina, porque as sociedades tribais, objetos de seu estudo, eram sociedades sem estado e se regulavam pelo parentesco. As monografias clássicas da Antropologia acabam sendo monografias sobre parentesco. Os laços de parentesco são o elo fundamental das sociedades tribais, o que rege suas relações sociais. Assim, o parentesco tornou-se um problema básico para a Antropologia.
O parentesco, entretanto, não é a mesma coisa que família. Há uma diferenciação importante. O parentesco e a família tratam de fatos básicos da vida: nascimento, acasalamento e morte. Mas a família é um grupo social concreto e o parentesco é uma abstração, é uma estrutura formal. Isto quer dizer que o estudo do parentesco e o estudo da família são coisas diferentes: o estudo da família é o estudo daquele grupo social concreto e o estudo do parentesco é o estudo dessa estrutura formal, abstratamente construída, que permeia esse grupo social concreto, mas que vai além dele (...).” (SARTI, Cynthia Andersen. “Contribuições da Antropologia para o Estudo da Família”. Psicologia USP: São Paulo 3(1/2), p. 69-76, 1992, disponível aqui )
A partir da leitura do texto e a partir de seus conhecimentos sobre antropologia, leia com atenção as sentenças abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I - Uma das principais contribuições teóricas da antropologia para pensarmos na família são os estudos de parentesco, tema que inicialmente foi abordado nas monografias clássicas que buscavam compreender como sociedades sem Estado se organizavam politicamente.
II - A contribuição da antropologia para a desnaturalização e a desuniversalização da família corresponde ao exercício da antropologia em pensar nas raizes culturais e sociais da família e também no exercício de nos apartarmos de nossa própria definição de família para compreender a diversidade das famílias.
III - A família e o parentesco são diferentes porque enquanto a primeira nos remete ao núcleo básico (pai, mãe e filhos), o segundo nos refere a todo o universo de parentes com os quais a família também se relaciona e dos quais ela depende culturalmente e socialmente.
Estão corretas as sentenças I e III
Estão corretas as sentenças II e III
Estão corretas as sentenças I e II
Todas as sentenças estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
Estão corretas I e II fiz e acertei...
glecegarcia:
sim, obrigada
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás