Para começar...
Responda às questões no
caderno.
1. Aplicando a fórmula do
doutor Tanner, calcule a al-
tura prevista para um bebê
do sexo feminino cujo pai
tem 1,85 m de altura e cuja
mãe tem 1,56 m. Com os
mesmos dados e recorrendo
à mesma fórmula, calcule a
altura prevista para um bebê
do sexo masculino.
2. Se fórmulas como essa
fossem válidas, todos os
irmãos do mesmo sexo de-
veriam ter a mesma altura.
Isso acontece na realidade?
Justifique sua resposta.
3. Que fatores podem influen-
ciar o crescimento de uma
pessoa?
4. Usando a fórmula do doutor
Tanner, calcule sua provável
altura na fase adulta.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1) 1.64 m para a menina na fase adulta e 1.77 para o menino na fase adulta; 2) confira mais abaixo; 3) confira mais abaixo; 4) resposta pessoal.
A fórmula de Tanner é:
Ou seja, para estimar a altura do filho quando for adulto deve-se calcular a soma das alturas dos pais, dividir por dois e adicionar 6.5, já para estimar a altura da filha deve-se fazer a mesma coisa porém subtrair 6.5 (lembrando de considerar as medidas em centímetros).
Questão 1)
O pai tem 1.85 m (185 cm) e a mãe tem 1.56 m (156 cm), então a altura adulta prevista para um bebê do sexo feminino é:
Já a altura adulta prevista para um bebê do sexo masculino é:
Questão 2)
Não, os irmãos podem ter alturas muito semelhantes, com diferença em centímetros, mas quase nunca terão exatamente a mesma altura, pois cada um carrega consigo um código genético diferente, mesmo sendo filhos dos mesmos pais, fora que há diversos fatores que possam influenciar diretamente no crescimento de cada indivíduo. Essa fórmula só serve para ter uma noção da estatura do(a) filho(a) na fase adulta, não deve tomá-la como uma formula que vai calcular com precisão.
Questão 3)
Fatores como a genética, alimentação, prática de exercícios físicos, saúde e sono são os que mais influenciam na altura. A genética constitui-se dos genes dos pais, que carregam também uma pequena parte dos avós, então ter pais ou avós altos/baixos vai fazer com que o filho seja alto/baixo também (mas claro, também depende de outros fatores citados abaixo). Certos tipos de alimentos contém vitaminas e elementos que favorecem o crescimento, por isso consumi-los na infância pode influenciar bastante. Prática de exercícios físicos ou esportes numa intensidade que não seja prejudicial, como basquete ou vôlei, também estimula um bom crescimento. E por fim é o sono, pois é dormindo que crianças e adolescentes crescem, por isso devemos ter sempre uma boa noite de sono (não só para crescimento, mas para o reajuste do cérebro e para carregar as energias).
Questão 4)
Essa questão é pessoal, você deve pegar a medida das alturas de seus pais e aplicar nas fórmulas se você for menino e se você for menina.
Bons estudos e um forte abraço. — lordCzarnian9635.