Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta! Schudson (2017) afirma que a notícia falsa pode interferir no cotidiano do cidadão e das redações jornalísticas. Segundo ele, no jornalismo, por exemplo, é preciso ter responsabilidade com a questão da reprodução de notícias falsas, exageradas ou até mesmo corrompidas. Kunczik (2001) aplica o termo disfunção quando ocorre as notícias servirem de ameaça à estabilidade social. Pois, conforme Wolf (1987), a circulação de notícias falsas destrói a cidadania de forma severa. Ainda, em seu olhar, os meios de comunicação têm a função de trazer a possibilidade de alertar o cidadão e apresentar instrumentos para definição de ações diárias. As Redes Sociais também têm se mostrado como um importante canal de informação e trocas comunicacionais. Ao mesmo tempo em que informam, também desinformam. Relacionando com a questão ética, temos a grande dor de cabeça do momento, as chamadas Fake News. Estas provocam desequilíbrio, afetações emocionais e transtornos, principalmente naqueles que são os alvos dessas notícias falsas. 2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo: Proposta de Atividade: Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, sua atividade é desenvolver um texto argumentativo-dissertativo sobre Fake News ou notícia falsa. 3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas. Aguardo sua produção. Bons estudos!
Soluções para a tarefa
Fake news, ou notícias falsas, são informações erradas propagadas rapidamente, geralmente por meio eletrônico e muitas vezes pelas redes sociais. Especialistas apontam que em parte o problema sempre existiu, mas ganhou nova dimensão na era da comunicação instantânea.
Os perigos da circulação de fake news
Uma das regras jornalísticas mais conhecidas e respeitadas é a checagem de informação. Toda notícia deve ser conferida com mais de uma fonte antes de ser publicada. É este preceito que as fake news violam.
Muitas vezes, as notícias falsas são informações recebidas por rede social e repassadas rapidamente a outros contatos. Mesmo que isso seja feito com boas intenções, o fato de que a informação não está sendo conferida pode permitir que uma notícia errônea seja multiplicada.
Alguns perigos das notícias falsas:
- Podem ser mentiras criadas com más intenções.
- Usuários podem ser induzidos a erro.
- Podem produzir reações de pânico ou de ódio.
Como evitar as fake news:
- Nunca repassar informação sem verificar antes se é verdadeira.
- Dê preferência a fontes confiáveis e conhecidas.
- Confira se a informação está em mais de um lugar.
- Desconfie de informações em tom inflamado ou alarmista.
Continue aprendendo sobre fake news aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/41412876
https://brainly.com.br/tarefa/26898022
#SPJ1