História, perguntado por Aballan, 11 meses atrás

Para caminhar em direção à democracia, em 594 a.C., Sólon, eminente arconte ateniense, elaborou uma série de medidas que culminariam no fortalecimento das classes mais pobres. Dentre as medidas tomadas, evidenciamos: I - Perdoou as dívidas dos pobres e acabou com o “sistema de escravidão por endividamento”; II – Fortaleceu a assembleia popular, a Eclésia, e desvinculou os direitos políticos e cidadãos dos privilégios de nascimento, de sangue e de família, vinculando-os, agora, à fortuna. III - Instituiu também a Bulé, espécie de tribunal popular que, mais tarde, por volta do século V a.C., iria se sobrepor às instituições aristocráticas dos arcontes e do próprio Aerópago. IV – Extirpou o poder dos aristocratas na época; São verdadeiras as afirmativas: a. II, III e IV b. I, II e III c. III e IV d. I e III e. I, II e IV

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
7
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa para poder indicar a resposta correta ao final:

I - Falsa. Sólon realmente acabou com a escravização por dívidas, mas isso não significou o perdão das dívidas dos pobres.

II - Falsa. Sólon criou a Eclésia, não a fortaleceu.

III - Verdadeira. No século V a.C., Clístenes aumentaria a Bulé e lhe daria um caráter executivo. Assim procedendo, tornou-a o maior órgão da democracia ateniense.

IV - Verdadeira. As reformas censitárias de Sólon enfraqueceram a aristocracia ateniense.

Sendo verdadeiras apenas as alternativas III e IV, a resposta correta é a c.
Perguntas interessantes