História, perguntado por Samarasabbo3535, 1 ano atrás

Para caminhar em direção à democracia, em 594 a.C., Sólon, eminente arconte ateniense, elaborou uma série de medidas que culminariam no fortalecimento das classes mais pobres. Dentre as medidas tomadas, evidenciamos: I - Perdoou as dívidas dos pobres e acabou com o “sistema de escravidão por endividamento”; II – Criou a assembleia popular, a Eclésia, e desvinculou os direitos políticos e cidadãos dos privilégios de nascimento, de sangue e de família, vinculando-os, agora, à fortuna. III - Instituiu também a Bulé, espécie de tribunal popular que, mais tarde, por volta do século V a.C., iria se sobrepor às instituições aristocráticas dos arcontes e do próprio Aerópago. IV – Extirpou o poder dos aristocratas na época; São verdadeiras as afirmativas:

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
37
As alternativas I, II e III estão corretas.

As medidas tomadas por Sólon salvaram Atenas de uma guerra civil entre classes sociais. A Eclésia e a Bulé abriram caminho para um regime democrático, já que as leis e decisões eram tomadas de forma coletiva pela maioria.

Isso não significa que a democracia em Atenas fosse como a conhecemos hoje. A renda era um fator que impedia muitas pessoas de participar da Eclésia e da Bulé. De qualquer forma, esse modelo de governo foi pioneiro em sua época. 

Não parece que Sólon tenha criado leis especificamente extirpando os privilégios dos aristocratas (embora Sólon tenha criado uma lei que limitou o tamanho das propriedade, lei essa que agiu diretamente sobre a aristocracia rural). Mas as leis que aboliram a escravidão e abriram as assembléias para mais pessoas com certeza limitaram seu poder.
Respondido por filipecamilo09
0

Resposta:

I, II e III

Explicação:

Perguntas interessantes