Para cada indivíduo, a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é composto por um número de 9 algarismos e outro número de 2 algarismos, na forma d1d2, em que os dígitos d1 e d2 são denominados dígitos verificadores. Os dígitos verificadores são calculados, a partir da esquerda, da seguinte maneira: os 9 primeiros algarismos são multiplicados pela sequência 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 (o primeiro por 10, o segundo por 9, e assim sucessivamente); em seguida, calcula-se o resto r da divisão da soma dos resultados das multiplicações por 11, e se esse resto r for 0 ou 1, d1 é zero, caso contrário d1 = (11 – r). O dígito d2 é calculado pela mesma regra, na qual os números a serem multiplicados pela sequência dada são contados a partir do segundo algarismo, sendo d1 o último algarismo, isto é, d2 é zero se o resto s da divisão por 11 das somas das multiplicações for 0 ou 1, caso contrário, d2 = (11 – s).
Suponha que João tenha perdido seus documentos, inclusive o cartão de CPF e, ao dar queixa da perda na delegacia, não conseguisse lembrar quais eram os dígitos verificadores, recordando-se apenas que os nove primeiros algarismos eram 345.123.789. Neste caso, os dígitos verificadores d1 e d2 esquecidos são, respectivamente,
A) 0 e 9
B) 1 e 4
C) 1 e 7
D) 9 e 1
E) 0 e 1
Usuário anônimo:
Oii salomao esta ae poderia me ajudar, eu nao estou conseguindo enviar mensagem para vc acho que nao esta chegado, mas poderia me ajudar em sociologia novamente????
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Interessante! Não sabia que havia uma relação desses dígitos com alguma conta!
Vamos lá!
Determinemos :
Com efeito,
Logo,
Por fim, encontramos . Segue:
Daí,
Logo,
https://brainly.com.br/tarefa/26711507
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás