História, perguntado por ratbruno, 1 ano atrás

Para cada educando de uma escola que se propõe inclusiva, suas especificidades culturais, físicas, psicológicas devem ser consideradas. [...] No caso particular dos alunos surdos, notamos uma barreira, que não é física, mas que existe e se opõe a uma escolarização de boa qualidade para esses educandos: permeando todas as estratégias disponíveis ao professor em uma aula, ainda hoje temos a fala como o principal meio de comunicação. Tal fato é característico em todas as disciplinas.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VI Sipem, 2015, Pirenópolis, GO. Anais.... Pirenópolis: Unicesumar, 2015. p. 2-3.

Diante disso, a inclusão de estudantes surdos é problemática, pois esses sujeitos obviamente possuem a comunicação prejudicada em um ambiente que utiliza uma língua que não lhe é acessível em sua forma oral e que ele não domina em sua forma escrita. A situação fica mais complexa quando se trata do ensino de Matemática, que pressupõe a utilização de mais uma linguagem: a linguagem Matemática.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O fato de que a Matemática possui uma linguagem própria, com termos que não são diretamente traduzidos em sinais específicos na Libras (logaritmos, matrizes, funções etc.), particularmente porque a Libras ainda é uma segunda língua em construção, e aliado ao conhecimento matemático superficial da ILS, dificulta sobremaneira o ensino da Matemática para surdos.

PORQUE

II. A Matemática discute saberes abstratos, dificultando a exemplificação ou a utilização de classificadores. Não só, mas retira da língua natural a denominação de seus objetos, atribuindo-lhes significados que sequer podem ser imaginados por um leigo, gerando, por vezes, interpretações equivocadas, por estarem sustentadas no significado coloquial da palavra utilizada.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.


Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
2

Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  

A matemática apresenta uma linguagem específica com termos que não se traduzem em sinais próprios da linguagem brasileira de sinais – LIBRAS. Além disso, deve-se considerar que a libras é uma língua em construção.

E a matemática devido ao saberes abstratos relacionados, resulta em dificuldade de exemplificar ou utilizar classificadores. Pois não utiliza a denominação dos objetos da língua natural, mas sim atribui novos significados.

Bons estudos!

Perguntas interessantes