Para Buriolla (2010), o campo de estágio no Serviço Social é indispensável para que o aluno trabalhe com a realidade concreta o que possibilita apreensão e aprendizagem a partir da realidade posta, preparando-o para atuação profissional futura. “O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente” (BURIOLLA, 2010, p. 13). COSTA, V. C.; SIKORSKI, D.; SOARES, D. M. C. Práticas Formativas em Extensão. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando que a extensão também é um lócus privilegiado de estagio para o Serviço Social, assinale a alternativa que indica como nasceu a extensão nas universidades: Alternativas Alternativa 1: A Extensão nas universidades surgiu das necessidades apresentadas pela Revolução Industrial nos Estados Unidos, quando a população passou a clamar por melhores condições de vida e trabalho, e no Brasil foi adotada pelas universidades após os anos 80 com a abertura democrática. Alternativa 2: A Extensão nas universidades surgiu das necessidades apresentadas pela Revolução Industrial na Inglaterra, no entanto foi assumindo gradativamente um caráter de prestação de serviço, e no Brasil foi moldada de acordo com os objetivos impostos pelos poderes políticos durante a ditadura militar. Alternativa 3: A Extensão nas universidades surgiu das necessidades apresentadas pela sociedade pós capitalismo a partir dos anos de 1930 na Inglaterra, com caráter de prestação de serviço, e no Brasil foi moldada de acordo com os objetivos impostos pelos poderes políticos, sociais e econômicos ao longo dos anos. Alternativa 4: A Extensão nas universidades surgiu das necessidades apresentadas por todos os países ligados a ONU, após a segunda Guerra Mundial, pois era necessário atender as demandas populacionais, e no Brasil foi introduzida no Estado Novo de Getúlio Vargas como forma de responder aos problemas sociais. Alternativa 5: A
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D-
A Extensão nas universidades surgiu das necessidades apresentadas pela Revolução Industrial na Inglaterra, no entanto foi assumindo gradativamente um caráter de prestação de serviço, e no Brasil foi moldada de acordo com os objetivos impostos pelos poderes políticos, sociais e econômicos ao longo dos anos.
Explicação:
Pág 117
Resposta:
Alternativa 5
Explicação: livro página 117:
- a Extensão nas universidades surgiu das necessidades
apresentadas pela Revolução Industrial na Inglaterra, ou seja, ligado ao
capitalismo. Entretanto, gradativamente foi assumindo um caráter na perspectiva da prestação
- a extensão universitária no Brasil do seu início em 1930 a 1987 foram moldados de acordo com os objetivos impostos pelos poderes políticos, sociais e econômicos ao longo dos anos.