Ed. Física, perguntado por KEDMALUH, 8 meses atrás

Para Brun (2002) as abordagens pedagógicas da Educação Física brasileira são conceituadas como a busca por transformação na metodologia, didática e ciência da área. Na sua criação, almejavam então, definir os novos objetivos e funções da Educação Física Escolar no brasil após a década de 80, situação marcada com o momento de abertura política e econômica e pela constituição dos movimentos renovadores.

BRUN, G. Educação Física Escolar no Brasil: seu desenvolvimento, problemas e propostas. In: Seminário Brasileiro em Pedagogia do Esporte. Santa Maria: UFSM, 2002.

Após a década de 1980, várias correntes pedagógicas buscaram explicar a Educação Física Escolar. Diante deste fato, analise as afirmações abaixo.

I.​ A obra Metodologia do Ensino da Educação Física, escrita por Soares et al. (1992) é baseada no marxismo e neomarxismo. Esta obra é oriunda da Abordagem Desenvolvimentista, e apresenta como principal objetivo o desenvolvimento das habilidades básicas. A aprendizagem retratada na obra e na abordagem se dá sobre e através do movimento.

​II. Go Tani, principal pesquisador da abordagem Crítico Superadora, propõe em seus estudos que a avaliação privilegie a habilidade, pois visa oferecer experiências de movimento. Além disso, defende que os conteúdos devem ter relevância social e levar em consideração as características sociocognitivas dos alunos.

III. A abordagem Construtivista Interacionista, que apresenta como principal autor João Batista Freire, possui como objetivo promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo. É fundamentada na Psicologia, valoriza as experiências e cultura dos alunos e como forma avaliativa, a auto avaliação não punitiva.

IV. ​Vitor Oliveira Marinho é o principal estudioso da abordagem da Saúde Renovada. O papel do professor para o autor, é o objetivo é o de construir a personalidade dos alunos a partir do seu esquema corporal, oferecendo outras opções de práticas que promovam a melhora dos elementos da aptidão física.

V. A abordagem Crítico Emancipatória objetiva superar as diferenças sociais, por meio do resgaste da linguagem do movimento humano como forma de expressão do mundo social, visando que o movimento deve ser interpretado como diálogo. Traz como principal autor Elenor Kunz.

Estão corretas as afirmações:

Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
III e V, apenas.

Alternativa 3:
I, II e III, apenas.

Alternativa 4:
III, VI e V, apenas.

Alternativa 5:
II, III, IV e V, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
2

A alternativa correta é 4: III, VI e V, apenas.

A abordagem Crítico Emancipatória foi criada por Elenor Kunz por meio de obras como Transformação didático-pedagógica  do esporte (1994) e Educação Física: ensino &  mudanças (1991).

O principal idealizador da abordagem construtivista interacionista é João Batista Freire. Essa concepção já havia sido idealizada por Emília Ferreiro e por Ana Teberosky.

A abordagem construtivista interacionista tem como objetivo fazer com que o sujeito construa as suas ideias a partir do mundo em que vive.

Abraços!

Perguntas interessantes