Saúde, perguntado por taisgurtler, 1 ano atrás

Para Behring e Boschetti (2007) “as políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas às expressões da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capital sobre o trabalho”. De acordo com a Constituição Federal de 1988 (Título II, onde trata dos Direitos e Garantias Fundamentais) e no Título VIII (da Ordem Social), são Políticas Sociais aquelas dispostas no Art. 6º como sendo: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Utilizando as referências do livro da disciplina, propomos nesse fórum, o seguinte debate: As atuais configurações de políticas sociais no Brasil contribuem para a redução das desigualdades sociais? Cite um exemplo de uma Política Social e/ou Programa e/ou Projeto e/ou Serviço/Benefício, que em seu entendimento contribuem para a redução da desigualdade social e justifique a sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
28

Sim. É importante destacarmos a função benéfica das políticas sociais implementadas em território nacional, a fim de que mais políticas assistencialistas possam ser desenvolvidas e efetivadas.

Um exemplo de tal política compreende as cotas sociais implementadas em concursos públicos, como vestibulares, por exemplo. Essa medida visa garantir o acesso à universidades federais e estaduais por pessoas que enfrentaram desigualdades sociais no decorrer da vida, por apresentarem baixa renda, além de diferentes oportunidades de acesso ao ensino e ao mercado de trabalho.

Respondido por sdionaria
0

Resposta:

Explicação:

Na década de 90 alguns municípios, basicamente aqueles administrados por governos do Partido dos Trabalhadores (PT), deram início a projetos de programas de transferência de renda, tendo como marco destas iniciativas, o ano de 1995, no Distrito Federal, sob o governo de Cristóvam Buarque o programa chamado Programa Bolsa Escola, e os municípios de Campinas e Ribeirão Preto. na minha opinião esses programas deram uma iniciativa para tentar acabar um pouco com a pobreza no Brasil , e tambem incentivar as crianças de baixa renda a estudarem o Programa Bolsa escola para que ele fosse adquirido mensalmente o aluno deveria ter no minimo 15% de faltas e estar cadastrado no Cadastro Unico , para programas sociais assim era um meio da CRIANÇA nao larga a escola para poder ir trabalhar , sempre valido lembrar que qualquer programa que incentive os estudos e um programa valido lutar lugar de criança e NA ESCOLA .

Perguntas interessantes