Para Banov (2011, p. 57), o ato de perceber refere-se a capacidade de “dar significado às sensações e a capacidade de interpretar o mundo externo”. Nas nossas relações diárias com nossos semelhantes, entender como se dá a nossa percepção particular é de extrema importância. Poderíamos pensar que ao olharmos para uma pessoa seja uma experiência direta e imediata dos aspectos componentes dessa pessoa, mas não é bem assim. Alguns elementos são necessários e difere de um indivíduo para outro, assim como nossa personalidade. Considerando os elementos necessários para o processo de percepção, analise as asserções.
COSTA, Waldeciria Souza Da. Psicologia Organizacional. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
I) Órgãos dos sentidos, como, a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar coletam os dados do mundo interno, e nosso cérebro irá processar essas informações e dará um significado a elas.
II) Através dos órgãos dos sentidos, nosso cérebro recebe os dados por meio das sensações, realiza o processamento e os interpreta.
III) Sensação é a operação responsável pela comunicação entre o mundo interno do indivíduo e o mundo externo, por meio dos órgãos dos sentidos.
IV) Através da percepção podemos olhar para uma pessoa e identificar de forma direta e imediata aspectos componentes dessa pessoa.
V) Alguns fatores que atuam em nossa percepção servem para moldar, mas também podem distorcer nossa percepção, tais como, o observador e seu objeto.
Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
II, III, IV e V estão corretas.
Os órgãos dos sentidos, como o tato, paladar, audição e visão, são responsáveis por permitir que os estímulos externos sejam internalizados, processo conhecido como sensação.
Já o processo de percepção é mais complexo, uma vez que reúne a interpretação que damos as sensações, passadas pelo sistema nervoso central, criando memórias de curto, médio e longo prazo das experiências de cada um.
Resposta:
alternativa 4: II,III,V
Explicação:
a alternativa 4 da questão é falsa.
na pagina 57 do livro no primeiro paragrafo , na segunda frase diz assim:
Poderíamos pensar (suposição) que ao olharmos para uma pessoa seja uma experiencia direta e imediata dos aspectos componentes dessa pessoa, mas não é bem assim. ou seja o termo" ja não é bem assim" confirma pela segunda vez que pode não ser.
obs: na questão afirma que podemos olhar para uma pessoa e identificar de forma direta e imediata aspectos componentes dessa pessoa.
então , existem 3 fatores que moldam e muitas vezes distorcem a nossa percepção.
espero ter ajudado.