Administração, perguntado por martin1550, 4 meses atrás

Para avaliar a possibilidade de expansão, uma determinada empresa realizou um estudo do cenário macroeconômico a fim de identificar possíveis cenários quanto as políticas econômicas adotadas pelo governo, que impactam diretamente o crescimento econômico do país.

Partindo da hipótese de que o governo trabalhe na vertente da política monetária, mantidas as demais políticas constantes, os gestores projetam dois possíveis cenários para os próximos anos:

Cenário I: A expectativa do mercado, para os próximos 3 anos, é que a inflação ultrapasse o teto da meta. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique aumentos da taxa de juros (SELIC), ou seja uma política monetária contracionista, com o objetivo de conter o avanço inflacionário. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 11% a.a.

Cenário II: A expectativa do mercado, para os próximos 3 anos, é que a inflação fique em patamares mais estáveis. Assim, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique reduções da taxa de juros (SELIC), ou seja uma política monetária expansionista, com o objetivo de fomentar os investimentos produtivos da economia. As projeções para os próximos anos, é de uma taxa média da SELIC em 4,5% a.a.

Nesse cenário, elabore um relatório descrevendo os impactos das políticas monetárias expansionistas e contracionistas adotadas no contexto do estudo, em ambos os cenários, sobre as variáveis econômicas a seguir:

a) Quantidade de moeda (M);

b) Juros de mercado (J);

c) Investimentos (I);

d) Consumo (C);

e) Produto (Y);

f) Inflação (p)

Soluções para a tarefa

Respondido por jnogueira746
49

CENÁRIO I: Com a política monetária contracionista teremos uma menor circulação da moeda nacional, que nesse caso está no processo de desvalorização devido as instabilidades da taxa cambial, o que nesse caso gerara uma baixa no consumo, ou seja, pouca demanda, a produção também ficará mais baixa, os investimentos ficaram em último plano, pois a inflação estará no limite sendo assim os juros de mercado estarão muito alto.

CENÁRIO II: Com a política monetária expansionista o governo  esperava uma situação diferente, pois nesse caso temos uma inflação controlada, taxa de juros baixas, e maior oferta para o consumo, além disso a moeda nacional não está em desvalorização o que indicará uma maior circulação da mesma gerando maiores possibilidades de investimento.

Enquanto a política monetária contracionista buscar limitar a demanda, os investimentos, a circulação da moeda nacional, para tentar controlar a alta da inflação e as altas taxas de juros a política monetária expansionista busca oferta a moeda, aumentar os investimentos, a demanda, tudo isso com a inflação sob controle.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes