História, perguntado por zDenise, 1 ano atrás

Para auxiliar na administração de Roma os primeiros reis contavam com o apoio do Conselho de Anciãos. Com o passar do tempo houve o declínio da monarquia e a transição para a República.

Sobre o fim da monarquia romana, assinale a alternativa correta.


(A)
Os reis romanos estabeleceram um processo democrático para transitarem da monarquia para a república.


(B)
Descontentes com a limitação de seus poderes e direitos e com a aproximação da realeza dos comerciantes, os patrícios geraram as condições para a implantação da república.


(C)
O fim da monarquia ocorreu após o levante dos plebeus contra os clientes.


(D)
O desaparecimento do senado romano gerou revoltas que levaram ao fim da monarquia e a implantação das cidades-estados republicanas.


(E)
A transição para a república contou com o apoio dos escravizados que passariam a ser livres com a implantação da nova forma de governo.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
51

A alternativa correta é a B.


A República de Roma foi resultado de uma revolução política, no ano de 509 a.C, que teve como resultado a expulsão e exílio do último Rei de Roma, e a fundação da República.


O estopim para isso foi o estupro de Lucrécia, que revelou ainda outros crimes cometidos pela nobreza. Com isso, os patrícios iniciaram uma revolução política, com o exílio do rei e a eleição dos dois cônsules, Bruto e Colatino.


gui2888: Obrigado pela resposta Maarigibson S2.
Perguntas interessantes