para as tribos africanas, qual era a importancia dos idosos
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“Quando morre um africano idoso é como se se queimasse uma biblioteca”. É
com estas palavras que o poeta do Mali, Amadou Hampaté-Bâ, resume o valor atribuído
ao velho na sociedade tradicional africana, cuja principal função é transmitir, oralmente, às demais gerações, a cultura e a sabedoria popular vividas no seio de cada comunidade.
Nesse sentido, os idosos configuram-se como guardiões da memória e tudo que
por eles é contado, deveria ser avidamente ouvido e preservado com muito zelo pelos
mais jovens. Assim, o ancião é símbolo de autoridade e ocupa um lugar bem definido
dentro de sua categoria social: repassar a sabedoria dos antepassados e perpetuar a
cultura.
Esse lugar de representatividade, conferido ao idoso, vai sendo aos poucos
abalado pelos projetos de modernização implantados na África, especificamente em
Moçambique, com o processo de pós-independência. Se antes, na aldeia, os familiares
sentavam-se ao redor de uma árvore ou perto de uma fogueira para partilhar as
vivências cotidianas e escutar os ensinamentos do idoso, na cidade acontece o contrário:
os filhos adquirem novos hábitos pautados no consumismo e na modernização. Sentam- se ao redor da tevê para adquirir as informações necessárias e o idoso, nesta situação, não tem “muita valia” no que se refere ao grau de importância da sabedoria que ele
guarda para transmitir aos outros.
Espero ter ajudado, bons estudos!!
com estas palavras que o poeta do Mali, Amadou Hampaté-Bâ, resume o valor atribuído
ao velho na sociedade tradicional africana, cuja principal função é transmitir, oralmente, às demais gerações, a cultura e a sabedoria popular vividas no seio de cada comunidade.
Nesse sentido, os idosos configuram-se como guardiões da memória e tudo que
por eles é contado, deveria ser avidamente ouvido e preservado com muito zelo pelos
mais jovens. Assim, o ancião é símbolo de autoridade e ocupa um lugar bem definido
dentro de sua categoria social: repassar a sabedoria dos antepassados e perpetuar a
cultura.
Esse lugar de representatividade, conferido ao idoso, vai sendo aos poucos
abalado pelos projetos de modernização implantados na África, especificamente em
Moçambique, com o processo de pós-independência. Se antes, na aldeia, os familiares
sentavam-se ao redor de uma árvore ou perto de uma fogueira para partilhar as
vivências cotidianas e escutar os ensinamentos do idoso, na cidade acontece o contrário:
os filhos adquirem novos hábitos pautados no consumismo e na modernização. Sentam- se ao redor da tevê para adquirir as informações necessárias e o idoso, nesta situação, não tem “muita valia” no que se refere ao grau de importância da sabedoria que ele
guarda para transmitir aos outros.
Espero ter ajudado, bons estudos!!
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