"Para as gerações mais novas, do cinema de massas e da TV, feudalismo remete para filmes ‘de capa e espada’, nos quais a violência, o fanatismo religioso, a fome e a ‘peste’ encontram-se, lado a lado, com figuras melancólicas e românticas de cavaleiros e ‘miladies’". (SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A sociedade feudal. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 7.) Sobre a sociedade feudal, é correto afirmar: a) Foi um período da história européia em que predominou a utilização da mão-de-obra escrava no trabalho agrícola. b) A sociedade feudal era caracterizada pela divisão em três grupos principais: guerreiros, sacerdotes e trabalhadores. c) Na época do feudalismo, a Igreja Católica perdeu o monopólio da explicação religiosa e deixou escapar o controle sobre os camponeses. d) Ao contrário do que se apresenta no cinema, a Idade Média foi um período em que a Europa desconheceu a fome e as epidemias. e) Os chamados tempos medievais foram marcados pela substituição do poder dos homens ‘de capa e espada’ pelo poder dos camponeses.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa B, sendo esta divisão simbólica/ideológica uma forma de justificar as diferenças sociais que existiam no período: cada pessoa tinha uma função, e esta função seria a mesma do momento do nascimento até o momento da sua morte.
Cabia aos guerreiros (os nobres) administrar as propriedades (os nobres eram os donos das terras) e comandar os exércitos. Aos sacerdotes (o clero) cabia a educação moral do povo por meio da religião, uma forma de justificar a desigualdade social, e aos camponeses (trabalhadores) cabia produzir tudo o que aquela sociedade iria consumir.
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás