Para Arslan e Iavelberg (2006, p. 80), a avaliação é um procedimento complexo, [...] uma tarefa sensível e cognitiva que requer ainda mais cuidados por se tratar de uma área na qual os produtos do aluno expressam sua cultura e subjetividade. Dar nota ao desenho de um aluno que tem medo de desenhar é delicado. Com que critérios o professor faria isso? Uma nota inesperada pode criar ou aumentar seu bloqueio expressivo para o resto da vida. Então, como proceder? Não seria melhor ter sensibilidade e observar os progressos do aluno, dar um voto de confiança às suas potencialidades, criar propostas que o levem a aprender a desenhar confiando em si mesmo? Arslan e Iavelberg (2006) entendem que o professor "precisa saber ensinar a fazer arte", para compreender como avaliar o desempenho dos alunos. Acerca da avaliação em artes visuais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I-A avaliação é um processo imediato e sistemático, por isso é necessário o planejamento articulado a métodos e técnicas com ênfase na repetição e memorização das atividades.
PORQUE
II- A avaliação é um processo que integra o ensino e a aprendizagem de um planejamento sistemático, com objetivos claros e bem definidos acerca do conteúdo a ser trabalhado com os alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARSLAN, L. M.; IAVELBERG, R. Ensino de Arte. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Explicação:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Perguntas interessantes