para Aristóteles o que deve existir para que um corpo tem um movimento porque a nossa intuição nos leva a concordar com Aristóteles
Soluções para a tarefa
Resposta:
Focaremos aqui a parte que diz respeito à Física desenvolvida por Aristóteles, conhecida como a Física do senso comum, pois é a Física que a maior parte das pessoas acreditam e baseiam seus raciocínios quanto à natureza.
Quanto ao movimento natural dos corpos Aristóteles observou que alguns corpos da Terra são leves e outros pesados, e atribuiu a essa propriedade como advinda da proporção dos elementos de que era feito. Para ele todos os objetos terrestres eram constituídos de quatro elementos fundamentais – ar, terra, fogo e água. –
A Terra sendo naturalmente pesada possuía um movimento natural descendente, o fogo por outro lado por ser leve possuía um movimento natural ascendente. Sendo assim os objetos eram leves ou pesados dependendo da proporção de matéria pesada ou leve de que era constituído. E seu movimento seria dependente dessa proporção.
Segundo Aristóteles o movimento natural de um corpo terrestre é retilíneo, para cima ou para baixo, ao longo de um vertical passando pelo centro terrestre e pelo observador.
Quanto ao movimento de objetos observados que se movem de maneira diferente da descrita acima, como por exemplo, a de uma flecha que se desloca aparentemente numa direção horizontal; segundo ele, o movimento desses corpos é contrário à natureza do corpo e foi classificado como um movimento violento. Esse tipo de movimento somente ocorre se houver uma força que lhe imprime e mantém o movimento.
Quanto ao movimento de corpos celestes: as estrelas, os planetas e o Sol, movem-se em torno da Terra em círculos. Para Aristóteles os corpos celestes não são constituídos pelos mesmos elementos dos objetos terrestres, e sim por um quinto elemento chamado Éter, cujo movimento natural é circular, portanto o movimento circular que se observa dos corpos celestes é o movimento natural desses corpos.
Na visão de Aristóteles o Éter era uma substância incorruptível, enquanto que os quatro elementos formadores dos objetos terrestres eram sujeitos a alterações, ou seja, eram corruptíveis, considerando assim os corpos celestes como incorruptíveis enquanto que os corpos terrestres eram passíveis de mudanças de comportamentos. Os planetas, o Sol e as estrelas eram considerados corpos perfeitos, e durante séculos foram comparados a diamantes eternos em virtude de suas propriedades de imutabilidade. No entanto havia um corpo celeste no qual podia se detectar certa mudança de comportamento, a Lua, devido à sua grande proximidade da Terra.
Aristóteles constatou que havia dois fatores que eram de grande importância, em todo movimento, a força motriz (F) e a resistência (R). Segundo ele para haver movimento é necessário que F>R, e para essa verificação pode-se considerar a seguinte experiência:
Usando duas bolas de aço, de mesmo tamanho, peso e forma, ambas são soltas simultaneamente de uma mesma altura, uma em presença de ar e outra em presença de água.
Explicação:
tomara que vc leia kskd