Para analisar diferentes investimentos que devem ser realizados em uma empresa, utilizam-se ferramentas e indicadores que abordam diversos aspectos dentro do empreendimento, com o objetivo de obter resultados satisfatórios. A taxa interna de retorno (TIR) é uma dessas ferramentas.
Você é um dos sócios de uma distribuidora de energia elétrica e, junto com o engenheiro elétrico, está preparando uma proposta de projeto de modernização, trocando diversos equipamentos, dispositivos e também um software de auxílio ao controle de eletricidade. Para esses investimentos, o valor estimado é de $ 500.000,00. O engenheiro elétrico responsável pela proposta do projeto, na análise de sua viabilidade, verificou que, para uma taxa de atratividade de 4% ao mês, relativos a juros compostos, espera-se como retorno um valor de $ 50.000,00 ao mês durante 12 meses consecutivos, sem valor residual.
Se a TIR (taxa interna de retorno) calculada sobre o investimento for igual a 2,92%, pode-se afirmar que esse projeto é viável para a distribuidora de energia elétrica?
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
Como a TIR = 2,92% < 4%,
não há necessidade de fazer cálculos: só pela análise das taxas já é possível afirmar que o projeto não é viável, pois a TIR é menor que a taxa de atratividade. Logo, o projeto não deve ser realizado.
Explicação:
Respondido por
5
O projeto não deve ser realizado, é inviável a TRI=2,92% esta menor que a taxa de atratividade de 4%
TIR = 2,92% < 4%.
Taxa de atratividade
- Taxa de atratividade é o valor minimo que o investidor se propõe a ganhar.
- Não há a necessidade de fazer calculo do projeto, pois ele é inviável.
- Pela análise das taxas já é possível afirmar que o projeto não é viável, pois, a TIR = 2,92% < 4%, a TIR é menor que a taxa da atratividade.
- Um projeto para ser viável a taxa deverá ser atrativa, a taxa sendo menor gera prejuízos para o investimento ou para a empresa.
Leia mais sobre taxa de atratividade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25019626
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes