Para analisar a relação entre trabalho e sociedade capitalista existem diferentes referências teóricas. Entre as visões clássicas podemos destacar que Karl Marx aborda tal relação sob a ótica da luta de classes sociais com interesses opostos, pois:
A) A fragmentação do trabalho levou ao desenvolvimento de relações de solidariedade entre os proletários, diminuindo a possibilidade deconflitos.
B) Para o autor, os conflitos na sociedade capitalista estavam ligados aos desentendimentos provocados pela reforma protestante, que colocou em questão os valores do catolicismo.
C) Há uma contradição entre trabalhadores e burguesia, inerente ao próprio sistema capitalista, já que os primeiros foram expropriados de seus meios materiais de subsistência.
D) Há uma contradição entre trabalhadores e burguesia, em que os primeiros apresentavam, no século XIX, possibilidade concreta de recuperar os meios de produção, fortalecendo-se enquanto classe social.
E) Há uma contradição entre trabalho e capital, fundamentada pela crescente tomada dos meios de produção por parte da classe operária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Olá!
A alternativa C é a que melhor se aplica como correta.
Marx definiu o capitalismo como uma relação desigual entre as camadas da burguesia que detinham a maior parte do capital e posse das fábricas que vinham crescendo exponencialmente devido a revolução industrial com o proletariado, que anteriormente era parte do campo, que trabalhava com seus próprios meios de subsistência.
Assim, a contradição surgia do fato do trabalhador que antes era camponês, ir para as grandes cidades em busca de sustento, fugindo da miséria, porém, ainda sim eles estariam fadados a receber a menor parcela daquilo que produziam.
Até mais!
Perguntas interessantes