Para Almeida et al. [...], as competências sociais e da autoestima surgem como principais objetivos na intervenção em crianças com alterações no comportamento [...].” Após esta avaliação, caso queira ler esse texto em seu contexto original, ele está disponível em: PASTRE, T. G. F. L. Dimensões psicológicas da educação física: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Dimensões psicológicas da educação física: aula 2 sobre as competências sociais e a autoestima, assinale a alternativa que cita o fator que favorece o desenvolvimento delas:
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta: a) Ludicidade, dinâmica de grupo e relações terapêuticas.
A auto-estima é um conjunto de pensamentos, percepções e avaliações que fazemos de nós mesmos. Ao mesmo tempo, é influenciado pelas crenças que temos sobre nossas próprias competências e habilidades (autoconceito), que são construídas através da interpretação de nossas próprias experiências e dos papéis que desempenhamos na sociedade (auto-imagem).
As habilidades sociais são adquiridas através da comunicação adequada com os outros; é uma competição que se desenvolve através da convivência escolar e familiar.
Estão relacionadas a um adequado ajuste psicossocial das crianças, baixa auto-estima, rejeição ou isolamento social são consequências de não ter habilidades sociais adequadas.
A Ludicidade, dinâmica de grupo e relações terapêuticas favorecem a auto-estima e as competências sociais, já que são eixos importantes na orientação da prática psicomotora.