Geografia, perguntado por Christopherbsbs4528, 1 ano atrás

Para além do texto Q Leia o texto e responda às questões. "Os europeus estão entre os mais exigentes consumidores de alimentos do planeta - basta ver a dificuldade que os produtos transgênicos ainda têm de chegar aos mercados da Uniào Europeia (UE). O Velho Continente também é o lugar do mundo com a mais forte tradição de defesa dos direitos dos animais e, como seria de esperar, essa preocupação tem afetado cada vez mais as decisões de consumo. Exemplo disso é uma nova norma europeia, que entrou em vigor este ano, que estabelece regras para o abate humanitário e controles mais rígidos do tratamento dado aos animais de produção, valendo tanto para a UE quanto para os países dos quais ela importa [...]. A boa notícia é que padrões éticos mais estritos para lidar com os bichos destinados ao consumo humano também tendem a se refletir em produtos com mais qualidade e mais valorizados no mercado, sugerem pesquisas. E há bons indícios de que a preocupação com o bem-estar animal pode se tornar um tema importante para o consumidor do Brasil, e não apenas para os mercados do mundo desenvolvido. "Temos uma série de trabalhos mostrando, no caso de bovinos, como a estabilidade dos grupos sociais dos animais, um manejo que envolva interações positivas entre tratadores e bichos e um fornecimento constante de leite para bezerros de vacas leiteiras, por exemplo, se refletem em mais produtividade c menos perdas", afirma o zootccnista Mateus Raranhos da Costa, professor de etologia e bem-estar animal na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabal [...]. É preciso olhar para a cadeia produtiva como um todo, levando em conta o manejo da reprodução (como c quando castrar, por exemplo) e o transporte dos bichos, entre outros fatores (...]. Gente com mentalidade mais utilitarista talvez não veja grande diferença na maneira como se trata um animal que "vai morrer de qualquer jeito", mas há evidências científicas consistentes de que carne de bichos que padecem de estresse é, em geral, carne de pior qualidade. O motivo é bioquímico. Bovinos sob estresse, por exemplo, têm menos reservas de glicogênio — a principal molécula na qual se transforma a glicose quando estocada no organismo. A mesma coisa ocorre com machos não castrados, cujos níveis do hormônio masculino testosterona os deixam mais suscetíveis ao estresse." a) De acordo com o texto, além de barreiras para produtos transgênicos, os países europeus são rigorosos na compra da carne importada, exigindo de seus fornecedores o cumprimento de normas de abate humanitário e controles mais rígidos na produção pecuária. Explique por que essas preocupações resultam numa carne de melhor qualidade. b) O abate humanitário envolve alguns princípios no trato com os animais, como respeito, conforto e sem sofrimento. Analise de que forma as mudanças exigidas pela União Europeia atendem esses princípios.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
72
Olá,

 a) A carne sofre interferência dos nossos hormônios, quando um animal é maltratado pelos seus criados a carne normalmente possui um sabor inferior ao que foi bem cuidado até o final de sua vida.

b) Recusar o tratamento desrespeitoso aos animais mostra que além de você se importar com a carne que será utilizada você também se preocupa com os sentimentos do animal e como a sua interferência causa prejuízos para este. Exigindo o cuidado com os animais a União Europeia exercer tudo que é necessário para o respeito e cuidado com eles.
Perguntas interessantes