PARA ALÉM DO ILUMINISMO
DEPOIS DA EXPLOSÃO DO RENASCIMENTO, o século das Luzes foi um momento capital na história do pensamento europeu. A grande dialógica aberta após a Renascença, ou seja, a relação, ao mesmo tempo, antagônica e complementar entre fé e dúvida, razão e religião, teve o seu ponto central em Pascal, homem de fé e de dúvida. Essa grande dialógica, no século do Iluminismo, foi marcada pela preponderância (talvez hegemonia) da razão.É certo que o Renascimento, acontecimento histórico que possibilitou a ressurreição da filosofia não mais como serva da religião, restabeleceu e retomou o tema da autonomia da razão oriunda dos gregos e permitiu, com Galileu, Descartes e Bacon, o'desabrochar da ciência baseada em procedimentos empírico-racionais. Esse desenvolvimento da ciência levou a conhecer separando os objetos do conhecimento uns dos outros e do sujeito que conhece. Em Suma, eliminando a complexidade.Essa razão, que já se manifestava nas ciências, tornar-se-á soberana ao longo do século XVIII francês. Nessa época, a racionalidade vai desenvolver-se como razão construtiva das teorias e como razão crítica.Os mitos e as religiões serão objetos dessa racionalidade crítica, mas essa crítica será,de certa maneira, cega, pois não perceberá o conteúdo humano existente em cada mitose em cada religião. De qualquer modo, essa racionalidade construirá as suas teorias, especialmente as científicas, e a idéia de um universo totalmente acessível ao racional,assim como a concepção de uma humanidade guiada pela Razão.Assim, a Razão soberana converte-se ela mesma em razão providencial e mito quase religioso, alcançando até mesmo um momento transitório de verdadeira deificação com a instituição por Robespierre do culto à “Deusa” Razão. Nessa perspectiva, a ciência torna-se a produtora do autêntico conhecimento, ou seja, da verda-
25 Revista FAMECOS • Porto Alegre • nº 26 • abril 2005 • quadrimestral de.
de.
1-Para o autor quais são os elementos que marcam o iluminismo na Europa Ocidental? *
Soluções para a tarefa
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2
Resposta:
De qualquer modo essa racionalidade Construtora construir as suas teorias do universo totalmente acessível ao racional assim como a concepção de humanidade guiada pela razão assim a razão Soberana converse ela mesma até mesmo momento transitório
esse aí é o famecos
Explicação:
me da como melhor resposta pfv
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