Para Adam (2008, p. 204), uma sequência é "uma rede relacional hierárquica: uma grandeza analisável em partes ligadas entre si e ligadas ao todo que elas constituem; uma entidade relativamente autônoma, dotada de uma organização interna que lhe é própria, e, portanto, numa relação de dependência-independência com o conjunto mais amplo do qual faz parte (o texto)".
Com base nisso, analise o texto a seguir e indique em qual sequência textual ele deve ser classificado.
"A cada bela estação uma formiga incansável levava para sua casa os mais abundantes mantimentos: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que todo o verão levara a cantar, achou-se então na maior miséria. Quase a morrer de fome, veio esta, de mãos postas, suplicar à formiga que lhe emprestasse um pouco do que lhe sobrava, prometendo pagar-lhe com o juro que quisesse. A formiga, que não é de gênio emprestador, perguntou-lhe, pois, o que fizera no verão que não se precavera.
— No verão, cantei, o calor não me deixou trabalhar.
— Cantastes!, tornou a formiga; pois agora dançai.
MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra e não aturarmos a zombaria das formigas".
A.
Descritiva.
B.
Narrativa.
C.
Injuntiva.
D.
Dissertativa.
E.
Argumentativa.
POR FAVOR ME AJUDEM !
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
B - Narrativa
Explicação:
milenaalvarenga021:
Obrigadooo
Respondido por
9
Resposta:
B.
Narrativa
Explicação:
Para Adam, as sequências, ou tipos, textuais são classificadas em: narrativa, descritiva, injuntiva, expositiva, argumentativa. Na opção analisada, observa-se a sequência ou tipo textual narrativo, apresentando a fábula as seguintes características: tempo verbal predominante pretérito (levava, chegou, estava, etc.); personagens (formiga e cigarra) e mudanças de situação (cantar, trabalhar); mudanças relacionadas ao tempo (verão e inverno).
Perguntas interessantes