Geografia, perguntado por ovinhofavorito3, 11 meses atrás

para acontecer. No estudo dos ventos podemos
perceber que eles podem ser positivos os
negativos. Sendo assim marque a alternativa que
indica os pontos NEGATIVOS dos ventos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por juniorboy2009
2

Resposta:

Você está aqui: Mundo Educação Geografia Geografia humana Fontes de Energia Fontes alternativas de energia

Fontes alternativas de energia

Fontes alternativas de energia representam opções energéticas de menor impacto ambiental negativo, sendo, portanto, uma possibilidade de mudança na atual matriz energética.

Fontes alternativas de energia são opções energéticas abundantes, renováveis e que causam pouco impacto negativo ao meio ambiente. Essas fontes energéticas representam uma alternativa às fontes convencionais (petróleo, carvão, gás natural), que provocam inúmeros problemas ambientais, como o agravamento do efeito estufa.

Leia também: O que é energia limpa?

Tipos de energia alternativa

Apesar de possuírem maior disponibilidade na natureza e provocarem menos impactos ambientais negativos, as fontes alternativas de energia são pouco utilizadas, pois necessitam de maiores investimentos tecnológicos para viabilizar economicamente seu uso, tornando-as acessíveis.

São exemplos de fontes alternativas de energia: energia solar, energia eólica, biocombustíveis, energia dos oceanos e energia geotérmica.

Energia solar

→ O que é:

A energia solar é uma das energias alternativas que mais vêm ganhando espaço no cenário e no mercado de energias. É considerada uma fonte de energia alternativa limpa e renovável, além de apresentar bom custo-benefício. Trata-se de um recurso abundante, principalmente nas regiões intertropicais. Países que se encontram entre os trópicos possuem enorme potencial para a produção desse tipo de energia.

→ Obtenção:

A energia solar é captada por células fotovoltaicas presentes em painéis solares. Pode ser obtida de forma direta, por meio dos painéis constituídos por essas células fotovoltaicas ou coletores instalados nos telhados das residências, ou ainda de forma indireta, por meio da construção de usinas em áreas de intensa insolação, nas quais são instalados diversos coletores de energia solar.

→ Energia solar no Brasil:

Em 2016, cresceu cerca de 407% (especialmente em residências) o número de microgeradores de energia solar no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Brasil possui uma incidência solar de 4 quilowatt-hora/metro quadrado, estando à frente de países como Estados Unidos e China, contudo, possui menos capacidade de geração fotovoltaica em termos de gigawatts. O aumento do uso de energia solar deu-se principalmente pela redução do preço dos painéis.


ovinhofavorito3: obg
Perguntas interessantes