Para abertura do novo negócio, você, como sócio da microempresa, realizou um levantamento e concluiu que será necessário realizar um empréstimo no valor de R$ 85 000,00. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada, conforme a tabela:
Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das
opções apresentadas, Banco A e B, com o intuito de apresentar ao Carlos a que considera mais vantajosa para a microempresa. Você deve determinar:
a) O valor da prestação de cada uma das opções e o montante de cada uma das
opções.
b) A partir do item “a” apresentar ao Carlos o banco que considera mais vantajoso a microempresa realizar o financiamento.
Me ajudem com o cálculo por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O valor da prestação em cada uma das opções e o montante é, respectivamente, de 2368,95 e 426411,44 no banco A. Já no banco B, a prestação e o montante valem 2635 e 316200 respectivamente.
A opção mais vantajosa para a microempresa realizar o financiamento é a do banco B.
Explicação passo a passo:
Para se calcular o valor pago no total por Carlos, vamos precisar usar a fórmula de juros compostos, que é descrita da seguinte maneira:
M representa o valor total com juros incluso.
C representa o valor inicial (sem juros).
t o tempo de aplicação em meses ou anos.
a)
Vamos calcular o valor total do empréstimo (M) e dividir por 180 para descobrir o valor de cada prestação tanto no banco A quanto no banco B.
Banco A
Cada prestação terá valor de:
Banco B
Cada prestação terá valor de:
b)
O mais vantajoso é a opção que o montante é menor, pois dessa forma pagará menos juros, portanto a opção do banco B é melhor.