Sociologia, perguntado por 22022006, 1 ano atrás

Para a teoria crítica, o ser social é entendido, como um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida, em contraposição a proposta idealista. Este, por sua vez, vive e se objetiva na vida cotidiana e, na atualidade, numa sociedade dividida pela relação de classe, pelas relações sociais capitalistas e pela exploração "do homem pelo próprio homem", estando diretamente, intrínseco e extrinsecamente, vinculado as diferenças do capital versus trabalho.

A teoria social crítica teve em qual filósofo do século XIX, embasamento para discutir as relações de exploração.

Alternativas:

a)

Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
b)

Immanuel Kant.
c)

David Émile Durkheim.
d)

Karl Marx.
e)

John Locke.

2)

A reflexão ética supõe a suspensão da cotidianidade; não tem por objetivo responder às suas necessidades imediatas, mas sistematizar a crítica da vida cotidiana, pressuposto para uma organização da mesma para além das necessidades voltadas exclusivamente ao "eu", ampliando as possibilidades de os indivíduos se realizarem como indivíduos livres e conscientes (BARROCO, 2001, p. 55).



O texto retrata a ética na prática cotidiana do profissional, de modo que a suspensão nas ações na cotidianidade, permite voltar-se ao macro, expandindo para além das necessidades dos sujeitos. Nesse contexto, avalie as informações a seguir:

I. As necessidades subjetivas e interiores do ser humano, constituem-se foco de intervenção profissional.

II. Na prática profissional, a suspensão do cotidiano incide na resolução individual dos problemas dos indivíduos.

III. A suspensão no cotidiano permite que a ética, faça a crítica ao fundamento da prática profissional e expanda das necessidades individuais dos sujeitos para as necessidades coletivas.

É o correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I, apenas.
b)

III, apenas.
c)

I e III, apenas.
d)

II e III, apenas.
e)

I, II e III.

3)

A ética, enquanto estudo filosófico sistematizado e, como um conhecimento racional, surge quase que paralelo aos estudos da filosofia. Embora exista expressões de conhecimento no Oriente e na África, vamos encontrar na Grécia as primeiras expressões do estudo da filosofia. Como estudo refletido, emerge na avaliação do cotidiano do comportamento humano em relação as suas escolhas e modo de viver.

Identifique, na história da filosofia da ética, o filósofo grego que desencadeou os estudos da ética?

Alternativas:

a)

Aristóteles.
b)

Immanuel Kant.
c)

Epicuro.
d)

Sócrates.
e)

Platão.

4)

A humanidade no seu processo de reprodução, produziu e produz a sua própria desumanidade, ou seja, da sua própria negação enquanto ser humano. Estranha a si mesmo no processo de produção e reprodução das relações sociais (LESSA: 1999, p.10).

A partir dessa afirmação, podemos dizer que o estranhamento se trata de um processo de?

Alternativas:

a)

criação.
b)

alienação.
c)

manipulação.
d)

constatação da realidade.
e)

diálogo.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaysallys16
0

Questão 1 letra a )

Questão 2 letra c)

Questao 3 letra c)

Questão 4 letra c)

Perguntas interessantes