Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. A escola, no exercício de sua função social, poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. Acerca do currículo escolar, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir: I- Mesmo sendo elaborado por especialistas, o currículo reflete sempre a realidade da escola, já que quem o elabora é também o seu executor. II- O currículo escolar expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades. III- Muitas vezes, o currículo não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro. IV- Por meio do currículo, os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Olá!
I.Incorreto.Na sociedade atual, o currículo apresenta diferentes versões, de forma a estimular o pluralismo cultural, em detrimento de um repositor dos valores culturais sociais.
II.Correto. O currículo apresenta diversas temáticas, principalmente as transversais, de forma a estimular diferentes perspectivas do alunado.
III.Incorreto. O currículo sempre será uma construção da escola e parcial, de acordo com cada Projeto Político Pedagógico.
IV.Incorreto. Durante muito tempo, isto era verdade, todavia o currículo hoje é reflexo do posicionamento de cada escola.
Apenas a II está correta.
Respondido por
102
CORRETAS: II, III e IV
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás