Para a sala da sua casa você comprou um lâmpada fluorescente de 20W de potência, mas observou que a sala não ficou totalmente iluminada como queria. O que você poderá fazer para solucionar esse problema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dimensionar corretamente a quantidade, disposição e potência das lâmpadas, para cada ambiente.
Explicação:
Cada ambiente precisa de uma quantidade mínima de luz para ser considerada minimamente iluminada. Esse valor não é padrão e depende de diversos fatores, mas uma cozinha industrial precisa de mais iluminação do que uma escada.
Outro fator importante é a distancia entre a fonte de luz e o objeto ou área a ser iluminado. Uma sala de estar com pé direito muito alto, vai requerer maior iluminação. Para isso, usamos duas grandezas: Lux e lúmen.
1 lúmen = 1 lux/m²
Cada fonte de luz, dependendo do seu tipo e sua potência, emite uma quantidade de lúmens. Para isso temos uma tabela.
Como cada ambiente precisa de uma quantidade de luz, existe outra tabela para relacionar uma fonte de luz, em relação a cada ambiente.
No final, relacionar a área do ambiente com a quantidade de luz de cada fonte de luz. Esse é o cálculo correto.
Seguem as tabelas:
Exemplo: Como iluminar a sala da minha casa com lâmpadas fluorescentes? Qual a potência necessária? Área da minha sala: 4x5m=20m²
Pela tabela, precisamos de 200 lúmens por metro quadrado.
Como tenho 20 metros quadrados, então preciso de 200x20=4000 lúmens.
Pela outra tabela, se uma lâmpada de 20W fornece 1100 lúmens, preciso de uma potência de 100W, mas como não existe esse tipo de lâmpada, então usamos 4 lâmpadas de 20W.
Dica: O espaço entre uma lâmpada e outra deve ser de 1,5 metro.
Espero ter ajudado.