Sociologia, perguntado por nathyaskamoreira022, 4 meses atrás

Para a resolução desse desafio é preciso que, lendo o texto a seguir, você faça uma viagem no tempo e se coloque como um participante do contexto descrito.

"Uma revista inglesa (The Artizan, 1843), num artigo sobre as condições sanitárias dos operários das cidades, afirma: Estas ruas são em geral tão estreitas que se pode saltar de uma janela para a da casa da frente, e os edifícios apresentam, por outro lado, uma acumulação de andares que a luz mal pode penetrar no pátio ou na ruela que os separa. Nesta parte da cidade, não há nem esgotos nem banheiros públicos ou sanitários nas casas, e é por isso que as imundícies, detritos ou excrementos de, pelo menos, 50.000 pessoas são lançadas todas as noites nas valetas, de tal modo que, apesar da limpeza das ruas, há uma massa de excrementos secos com emanações nauseabundas, que não só ferem a vista e o olfato, como, por outro lado, representam um perigo extremo para a saúde dos habitantes [...]. As habitações da classe pobre são em geral muito sujas e aparentemente nunca são limpas, seja de que maneira for; compõe-se, a maior parte das casas, de uma única sala - onde, apesar da ventilação ser das piores, faz sempre frio por causa das janelas partidas ou mal adaptadas - que muitas vezes é úmida e fica no subsolo, sempre mal mobiliada e invariavelmente inabitável, a ponto de um monte de palha servir frequentemente de cama para uma família inteira, cama onde se deitam, numa confusão revoltante, homens e mulheres, velhos e crianças. Só se encontra água nas bombas públicas e a dificuldade para ir buscar favorece naturalmente toda a imundície possível.”

(ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global. p.47. Adaptado)

Agora, como um sujeito inserido nesse contexto, preste atenção aos detalhes das condições de vida dos trabalhadores na Inglaterra e construa uma dissertação, com no mínimo 15 e máximo de 20 linhas, avaliando o texto apresentado correlacionando-o às condições de vida que um trabalhador urbano tem hoje, no Brasil, destacando pelo menos duas situações que são comuns e que ainda precisam ser resolvidas.

Soluções para a tarefa

Respondido por marilove027
9

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O contexto apresentado mostra condições subumanas de vida. Condições que hoje, pelo menos são repudiadas constitucionalmente. As famílias, hoje, normalmente residem em casas separadas, as pessoas, mesmo sendo da mesma família, a maioria dorme em quartos também separados, com o mínimo de conforto, tendo a sua privacidade garantida. Quanto aos modelos que temos hoje de ruas, nos centros urbanos, devem ser mais amplos de forma a acomodar o tráfego, mas observamos que já não atendem às necessidades de hoje, acarretando enormes e diversos congestionamentos em diferentes pontos da cidade. Quanto às condições sanitárias, que deram origem a epidemias que quase exterminaram a população da época, doenças como a cólera, que mataram milhares de pessoas, ainda persiste até os dias atuais, pois, em algumas regiões, mesmo em centros urbanos, ainda não temos esgoto ou água tratada. Cresce cada vez mais o número de favelas, com construções desordenadas, e que não atendem a critérios de segurança mínima. O sistema de coleta e tratamento do lixo está avançando, mas ainda é precário e não atende à demanda atual. Nossos rios estão morrendo, não só pelo desmatamento, mas também pela quantidade de lixo de toda natureza, e esgotos que são jogados neles, levando ao assoreamento, provocando enchentes que todos os anos matam, provocam doenças e deixam um número grande de pessoas desabrigadas. Assim, destaco duas situações que precisam urgentemente de atenção e ação e que são básicas: moradia decente e sem risco para as populações necessitadas e ações que evitem a morte de nossos rios e que levam à falta de água e provocam enchentes.

Explicação:

confia

Respondido por vanessafonntoura
1

O contexto considerando as condições de vida do trabalhador urbano hoje e das condições de vida dos trabalhadores da Inglaterra observa um contexto em que existem as condições subumanas de vida. Essas condições são repudiadas.

As famílias residem em casas separadas e os sujeitos estão em quartos separados garantindo uma certa liberdade para eles.

Ainda sobre as condições de vida dos trabalhadores

As condições sanitárias da época possibilitaram a existência de epidemias que exterminaram a população e que poderiam ser evitadas com questões básicas. Entretanto, atualmente, ainda existem alguns eventos como esgotos abertos e falta de tratamento de água, que existiam na época.

Leia mais sobre a classe trabalhadora em https://brainly.com.br/tarefa/593120

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes