Para a Psicanálise, no inconsciente de cada ser humano há mecanismos que trabalham no sentido de aliviar a culpa. Eles impedem que pensamentos negativos, culposos e tristes nos dominem toda vez que um desejo ou um pensamento rejeitado pela moral vem à tona. Os mecanismos de defesa, portanto, exercem função muito importante, pois militam contra o sentimento de desprazer. Sem eles, a existência ficaria pesada e cinza. Outro detalhe consiste nas atividades que esses mecanismos de defesa exercem no sentido de defender o autoconceito, impedindo o autodepreciamento constante. Dentre esses mecanismos, Freud deu atenção especial àquele que ele chamou de sublimação. Em sua concepção, o processo de sublimação desempenha fundamental papel no sentido de não somente proteger o indivíduo da punição externa severa pela efetivação de uma ação nebulosa e demasiadamente fora dos padrões, mas também exerce a função de manter a ordem social. Por meio da ação desse instinto, o indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiem a sociedade como um todo. Acompanhe o caso a seguir e em seguida responda o desafio proposto. (imagem) Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Primeiramente acredito que a causa do comportamento de Eduardo, como descrito no desafio e que ele cresceu em uma área violenta do Rio de Janeiro, certamente ele não recebeu amor de seus pais ou parentes e também, nem boas maneiras, educação ou sequer foi uma criança feliz. Como diz o ditado que muitos pais usam "educacao vem de berço" acho que o que Eduardo precisa e de pessoas que o ensinem sobre o amor, o tratem com carinho e deixem ele ciente que se continuar com essas ações ninguém vai gostar ele e ele crescerá sendo uma pessoa horrível que ninguém gostaria de ter por perto, e assim ele perderia várias oportunidades em sua vida poderia acabar vindo a cometer suicídio se alguém não o matar antes por alguma intriga em que o mesmo se envolveu.
De acordo com o que foi exposto por Freud na psicanálise, podemos dizer que submeter Eduardo a uma nova realidade de vida, poderia ajudá-lo a ter um melhor comportamento.
Freud e a psicanálise
Freud foi um estudioso da psicanálise onde ele buscava estudar o inconsciente do ser humano. Para ele há mecanismos na mente do homem que influenciam os seus comportamentos, ou seja, existem elementos externos a nossa mente que podem tornar o nosso comportamento de forma mais agressiva ou não.
Sabendo disso, podemos dizer que o comportamento de Eduardo pode ser reeducado através de alguns pontos:
- Expor Eduardo a um ambiente mais tranquilo
- Submetê-lo a atividades que o ajudem a desenvolver um comportamento mais racional
- Eduardo pode começar a desenvolver amizades benéficas a sua vida
Dessa forma ele seria submetido a processos que ajudariam a reeducar a sua mente, assim como a melhorar seu comportamento.
Para saber mais sobre Freud, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24235995
#SPJ2