Para a matéria de língua portuguesa brasileira, o professor Miguel utilizou várias aulas para explicar os tempos verbais aos alunos e para facilitar a compreensão, utilizou várias abordagens amparadas nas metodologias das gramáticas normativa e descritiva. Para explicar o tema pela gramática normativa ele pediu aos alunos que lessem e fizessem os exercícios da gramática, sempre seguindo os modelos que o próprio exercício trazia e, em caso de dúvida, bastava olhar as conjugações verbais dispostas nas páginas e completar as lacunas. Para explicar o tema e ciente de que se trata de uma classe gramatical complexa, Miguel se amparou na gramática descritiva para apresentar a teoria por meio de vários exemplos: piadas, textos publicitários e a própria conversa dos alunos em sala de aula. Ele explicou que, apesar das normatizações amparadas em modelos gregos, a maioria dos falantes seguem outras regras de conjugação e que muitas das que eram apresentadas como correta, hoje estão em desuso pelos falantes. (Caso hipotético elaborado pelo professor.) Considerando o exposto, observe os itens 1 e 2 e estabeleça a associação entre as colunas. (1) Gramática normativa (2) Gramática descritiva ( ) Professor Miguel: “alunos, pela norma padrão da gramática normativa, no modo indicativo há seis pessoas (singular e plural): eu, tu, ele, nós, vós e eles”. ( ) Professor Miguel: “alunos, se vocês observarem as conversas de vocês, nos intervalos, irão perceber que há acréscimos e supressões de pessoas. Vejam: eu, você, ele, ela, nós, a gente, eles, elas”. ( ) Professor Miguel: “alunos, o verbo falar pertence a primeira conjugação e no presente do modo indicativo se conjuga da seguinte maneira: eu falo, tu falas, ele fala, nós falamos, vós falais, eles falam. Apresento a forma canônica inspirada nos filósofos e eruditos e que, portanto, vocês devem conhecer”. ( ) Professor Miguel: “alunos vocês já conhecem as seis pessoas da conjugação verbal, mas observei suas conversas no intervalo e, em nenhum momento, ouvi a segunda pessoa do singular “tu”, porque aqui na nossa região ela dificilmente é utilizada, mas há outras regiões do Brasil que ela faz parte das interações pessoais. Percebi também que vocês utilizaram muito o termo “a gente” em substituição do “nós”. A sequência correta dessa classificação é: Alternativas Alternativa 1: 1, 1, 2, 2. Alternativa 2: 1, 2, 1, 2. Alternativa 3: 2, 2, 1, 1. Alternativa 4: 2, 1, 2, 1. Alternativa 5: 1, 2, 2, 1.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa que traz a ordem correta sobre a Gramática Normativa e a Gramática Descritiva é a 4: 2, 1, 2, 1.
Para entendermos quais alternativas trazem a gramática normativa, precisamos perceber quais falas do professor indicavam a norma culta, porém sem trazer explicações sobre os fenômenos da língua portuguesa.
Sendo assim vemos que tanto a primeira, quanto a terceira opção, trazem falas do professor em que ele não recorre a regras semânticas, ele promove um discurso de forma direta com os alunos.
Vemos que a segunda opção e a quarta, tem o professor explicando fenômenos da língua portuguesa, por isso é considerada como gramática descritiva.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás