Para a historiadora Maria Odila Silva Dias “com a vinda da Corte, pela primeira vez, desde o início da colonização, configuravam-se nos trópicos portugueses preocupações de uma colônia de povoamento e não apenas de exploração ou feitoria comercial, pois no Rio teriam que viver, para sobreviver, explorar os enormes recursos naturais e as potencialidades do Império nascente, tendo em vista o fomento do bem estar da própria população local.”
Como desdobramentos desta nova mentalidade e conjuntura, podemos citar:
a- D. João revogou os decretos que proibiam a instalção de manufaturas na colônia, isentou de tributos a importação de matérias-primas destinadas á indústria, ofereceu subsídios para as indústrias de lâ, de seda e de ferro, incentivando a introdução de novas máquinas. Criou a Biblioteca Real, o primeiro Banco do Brasil, a Escola de Marinha e a Imprensa Régia.
b- D. João implantou o pacto colonial , favorecendo a colônia, o que permitia um avanço tecnológico na esfera das manufaturas, iniciou o processo da educação, baseado no sistema implantado pela Companhia de Jesus e estimulou a importação de bens industrializados da França e Inglaterra, possibilitando projetos abolicionistas e de autonomia.
c- D. João VI, proibiu a produção manufatureira, possibilitando maior entrada de produtos estrangeiros, liberando a importação com a finalidade de melhorar a qualidade de bens consumidos na colônia, além de implantar a imprensa com ampla liberdade de expressão e parcerias com a iniciativa privada.
d- A política de D. João VI permitiu uma nova esperança aos colonos brasileiros, já que o seu decreto de abertura dos portos estava restrito aos bens industrializados da Inglaterra e sua ação na área rural se limitou em uma pequena desapropriação de terras ao redor da nova capital, Rio de Janeiro, visando a melhoria da cidade sem ferir os interesses das elites latifundiárias.
mariliacecilio:
gente me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
E a letra A Dom João revogou...
Respondido por
2
Isso mesmo, em abril de 1808, D. João revogou os decretos que proibiam a instalação de manufaturas na Colônia, isentou de tributos a importação de matérias-primas destinadas à indústria, ofereceu subsídios para as indústrias de lã, de seda e do ferro, incentivando a introdução de novas máquinas. Criou, também, no mesmo ano, a Biblioteca Real, o primeiro Banco do Brasil, a Escola de Marinha e a Imprensa Régia.
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás