Para a Geografia tudo o que conseguimos ver é a paisagem: a rua com os pedestres, o movimento dos carros, as cores do céu poluído da grande cidade, a floresta e a praça. Ela é o horizonte que o nosso olho consegue alcançar em um determinado espaço. O que vemos são as paisagens naturais e as modificações nelas produzidas pelas sociedades humanas, resultando em paisagens construídas pelos homens. A paisagem não é só um conjunto de objetos em uma determinada extensão espacial, ela é também impregnada de movimentos, sons, cheiros, cores.
Ao observarmos uma paisagem percebemos elementos naturais e objetos humanos. Alguns desses elementos da natureza são os rios, florestas, solo, montanhas etc. Eles representam as diversas e complexas formas naturais da paisagem ou a paisagem natural. Há também as construções humanas, objetos que contêm trabalho, cultura, tais como ruas, casas, lavouras, edifícios, indústrias, viadutos etc, resultantes da transformação da natureza. Esses objetos construídos representam a dimensão humana da paisagem que pode ser chamada de paisagem cultural.
A história do homem no planeta Terra é marcada pela capacidade que ele desenvolveu de conhecer, dominar e transformar os elementos das paisagens naturais. É muito difícil encontrarmos hoje paisagens naturais que ainda não sofreram direta ou indiretamente qualquer tipo de intervenção humana. As transformações realizadas são marcantes e profundas e às vezes muito prejudiciais à natureza e à própria sociedade.
Quando observamos a paisagem de uma cidade, por exemplo, verificamos que as formas construídas são predominantes e, em algumas delas, o que aparenta ser natural, como um parque ou uma praça, é resultado de um planejamento urbano. Embora nesses lugares apareçam as árvores, animais, córregos e outros elementos da natureza, são paisagens elaboradas, são criações humanas. Você já pensou nisso?
Outro aspecto importante a ser notado é que nem tudo na paisagem é visível. Então, precisamos desvendar as paisagens. Há elementos que não podem ser vistos em um primeiro momento, mas eles existem e são importantes para deixar a paisagem tal como ela é.
Paisagem é um conceito importante para iniciarmos a observação de um lugar e, depois, procedermos na compreensão do espaço geográfico. Assim, não basta identificar o que vemos, é preciso fazer a leitura da paisagem: descobrir e interpretar por que a paisagem é desse e não de outro modo. A leitura da paisagem permite conhecer os processos de construção e modificação delas, reconhecer elementos sociais, culturais e naturais, e suas relações no espaço geográfico, no tempo passado e presente.
Para a leitura das paisagens necessitamos desenvolver nosso olhar observador e ampliar nossa percepção. Observar, descrever e analisar são procedimentos chaves para a compreensão das paisagens geográficas.
Quais as principais definições de Paisagem Geográfica foram citadas no texto acima? Qual sua relação com o Lugar Geográfico? Dê exemplos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta: Para a Geografia tudo o que conseguimos ver é a paisagem: a rua com os pedestres, o movimento dos carros, as cores do céu poluído da grande cidade, a floresta e a praça
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás