Filosofia, perguntado por milenii, 1 ano atrás

para a filosofia de hesserl qual é o papel da Razão no modo como Nós aprendemos a realidade

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
30
Na filosofia de HESSERL --- O que chamamos de "realidade”, não é um conjunto ou um sistema de coisas e pessoas, animais e vegetais.
• a realidade é um conjunto de significações ou de sentidos que são produzidos pela consciência ou pela razão.

* A razão é “doadora do sentido” e ela “constitui a realidade” enquanto os sistemas de significações , dependem ,da estrutura da própria consciência.

As significações não são pessoais, psicológicas, sociais, mas universais e necessárias. Elas são as essências, isto é, o sentido impessoal, intemporal, universal e necessário de toda a realidade, que só existe para a consciência e pela consciência.

Arazão é razão subjetiva que cria o mundo como racionalidade objetiva. Isto é, o mundo tem sentido objetivo porque a razão lhe dá sentido.

Assim, por exemplo, a razão não estuda os conteúdos psicológicos de minha vida pessoal, mas pergunta: O que é a vida psíquica? O que são e como são a memória, a imaginação, a sensação, a percepção?
Foi isso que eu entendi !!
Os escritos de HESSERL são muito confusos espero ter ajudado!!


Usuário anônimo: vlw te ajudar!!!
milenii: me ajuda a responde as outras ??
Usuário anônimo: se eu souber eu ajudo !!
Usuário anônimo: manda uma de cada vez
milenii: taa bomm :)
milenii: 2-Quais as críticas da Teoria Crítica ao conceito de razão de Hegel?E Quais são os pontos em comum entre as duas teorias??
Usuário anônimo: quem critica hegel foi Kal Marx em relação à teoria de Hegel, que diz ser o Estado absoluto, superando a sociedade civil, parte da revisão sobre monarquia constitucional da lição hegeliana criticando-a em sua fundamentação que consiste num direito abstrato movido por um Estado mistificado colocado acima da sociedade. O Estado, portanto, não é a base da sociedade nem é racional e infinito, ele ao contrário surge das relações de produção.
Usuário anônimo: que os homens, antes do mais, têm primeiro que comer, beber, abrigar-se e vestir-se, antes de se poderem entregar à política, à ciência, à arte, à religião, etc.; de que, portanto, a produção dos meios de vida materiais imediatos
Usuário anônimo: não achei mais nada desculpe!!
milenii: não tem problema obrigado
Perguntas interessantes