Direito, perguntado por arielemagalhaes, 10 meses atrás

Para a escola da exegese, a totalidade do direito positivo se identifica por completo com a lei escrita. Até hoje temos reflexos dessa escola, já que muita gente pensa que a função do jurista é somente ater-se, com rigor absoluto, ao texto legal. O aplicador do direito dessa escola, podia até interpretar o texto, mas tinha que se ater especificamente a vontade do legislador, uma função mecânica de lógica dedutiva. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. O juiz não tem uma mera função cognoscitiva, sendo visto como um auxiliar do legislador, ele pode utilizar a analogia para construir novas normas para as situações não previstas em lei. II. A jurisprudência dos valores traz uma nova forma de pensar o positivismo e a interpretação jurídica. III. Pode-se dizer que Ihering faz parte do funcionalismo, em que o Direito tem uma função (função social da propriedade, do contrato, da empresa), teoria muito ligada à sociologia do Direito. IV. Outra corrente, como a jurisprudência dos interesses, de Phillip Heck, é vista como uma corrente do positivismo social aplicado dentro das normas jurídicas. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II, III e IV apenas. b. I, II e III apenas. c. I e IV apenas. d. II e IV apenas. e. I, II e VI apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
45

b. I, II e III apenas.

O juiz não apresenta nem apenas uma função cognoscitiva, pois o mesmo é visto somente como um colaborador do legislador, em que pode usar analogia para a construção de novas normas, considerando as situações que ainda não estejam previstas em lei.

A jurisprudência dos valores resulta em uma nova maneira de pensamento do positivismo e da interpretação jurídica, em que o direito possui como atribuição uma função, de acordo com a sociologia do direito.

Bons estudos!

Respondido por wallytonaraujo535
12

Resposta:

b. I, II e III apenas.

Explicação:

ava

Perguntas interessantes