Para a criança que adoece, a hospitalização é um momento difícil, pois resultam em dor, lesão corporal, separação e perda de controle. Elas possuem recursos limitados de enfrentamento para lidar com fatores estressores e precisam que suas necessidades sejam atendidas para passar pela crise. O enfermeiro pode implementar para atender às necessidades de lactentes e reduzir o impacto da hospitalização nesta fase do desenvolvimento as seguintes intervenções, EXCETO:
Soluções para a tarefa
Resposta:
e. Não permitir que os pais acompanhem procedimentos com a criança, já que isso pode interferir na assistência de enfermagem.
Explicação:
Medidas recomendadas para Lactente:
Atender às necessidades de alimentação, higiene, eliminação, sono, estimulação e afeto, seguindo a rotina familiar sempre que possível.
Manter bom relacionamento com os pais.
Evitar rodízio da equipe de enfermagem no cuidado com as crianças.
Abraçar, conversar, segurar as crianças de forma afetiva, incentivando a estimulação sensorial.
Incentivar a permanência de objetos transicionais com a criança, como chupetas, paninhos e outros objetos preferidos.
Ensinar os pais a se despedirem das crianças.
Encorajar os pais a estar presentes nos procedimentos.
Envolver os pais no cuidado do filho, estimulando‑os a participar dos cuidados prestados à criança.
Empregar todos os meios para dar segurança e conforto quando a criança for submetida a um procedimento doloroso: ficar algum tempo com o bebê antes de realizar o procedimento e falar o que vai ser feito com voz firme e agradável, oferecer chupeta, dar algo para ele olhar e permitir que a mãe fique perto conversando com ele durante o procedimento; acariciá‑lo, oferecer chupeta e dar colo logo após o procedimento.