Para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizamos hoje foram necessárias diversas etapas. Cada fato influenciou na construção da mais importante política pública do Brasil.
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto acima, a seguir avalie as afirmações:
I. O Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) possuía como principais diretrizes a universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde, a descentralização das ações de saúde, a integralidade do cuidado e a implementação de distritos sanitários.
II. A VIII Conferência de Saúde (1986) foi um evento muito importante porque foi responsável pela disseminação da ideia de reforma sanitária e auxiliou no reconhecimento da saúde como direito universal e dever do Estado. Essa conferência foi presidida pelo médico Sérgio Rouca e teve a participação da comunidade.
III. A unificação dos IAPs permitiu que todo trabalhador urbano com carteira assinada fosse contribuinte e beneficiado. Essa nova configuração do sistema recebeu apoio de todos os contribuintes por garantir direitos as diversas categorias da classe trabalhadora. Com a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS) pela iniciativa privada foi possível prestar assistência médica aos trabalhadores de carteira assinada e seus dependentes.
IV. A lei Eloy Chaves (1923) criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) que buscava garantir certas condições aos trabalhadores como pensão em situações de acidentes ou afastamento do trabalho por doença. Posteriormente, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados para aumentar a ação das CAPS. Assim, surgiram os institutos organizados pelas categorias profissionais como a dos bancários e comerciários. Nesse contexto, somente os trabalhadores com vínculo contribuitivo formal garantiam seus benefícios.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV
Explicação: em algumas pesquisas relacionado, não encontrei nada que me deixasse confiante então minha resposta é essa
Resposta:
I, II e IV são consideradas verdadeiras
Explicação:
I - pág. 47 do livro
O SUDS possuía como principais diretrizes a universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde; a descentralização das ações de saúde, como citado anteriormente; a integralidade do cuidado; e a implementação de distritos sanitários (ANDRADE; SOARES; JUNIOR, 2001).
II - pág. 46 e 47 do livro
A VIII Conferência Nacional de Saúde difundiu a proposta da reforma sanitária, consagrando um conceito ampliado de saúde e reconhecendo esta como direito universal e dever do Estado.
Um evento que marcou a história foi a realização da VIII Conferência de Saúde, que aconteceu em março de 1986, presidida pelo médico Sérgio Arouca, contudo, pela primeira vez, com a participação da comunidade (ANDRADE; PONTES; JUNIOR, 2000)
III - pág 45, 46 (FALSA)
Em 1966, com a unificação dos IAPs, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que permitia que todo trabalhador urbano com carteira assinada se tornasse, automaticamente, contribuinte e beneficiário do sistema. Tal órgão gerou uma certa insatisfação nos contribuintes dos institutos com mais benefícios, pois, com a unificação, os mais pobres iriam receber mais benefícios
IV - pág 45 e 46
Em 1923, foi criada a lei Eloy Chaves – que estabelece as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) –, marco inicial da Previdência Social no Brasil. Tal lei visava garantir pensão aos trabalhadores em caso de algum acidente ou afastamento do trabalho por doença, e uma futura aposentadoria.
Em 1932, buscando ampliar o papel das CAPs, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), os quais eram organizados por categoria profissional. Assim, foram criados o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM), dos Bancários (IAPB), dos Comerciários (IAPC), dentre outros;