Para a correta análise de todos os parâmetros de um SEP, é indispensável que você saiba modelar as malhas do sistema. Para isso, uma importante ferramenta é a modelagem com os parâmetros ABCD de linhas de transmissão. A fim de aplicar esses conhecimentos, considere que uma linha de transmissão trifásica, 60Hz, completamente transposta, com tensão de 345 kV, comprimento de 200 km é composta por dois condutores por fase, sendo cada um de seção igual a 795.000 cmil (403 mm2). As constantes da linha de transmissão são as seguintes:
z = 0,0032 + j0,35 ¿/km
y = j4,2x10-6 S/km
A potência total no terminal receptor da linha é de 700 MW com fator de potência igual a 0,99 indutivo a 95% da tensão nominal. Assumindo um modelo de linha de transmissão média, determine as seguintes características:
a) Os parâmetros ABCD do modelo p equivalente da linha de transmissão;
b) Os seguintes parâmetros no terminal transmissor: tensão VS, corrente IS e potência ativa PS;
Para resolver esta questão, você precisara utilizas as equações dos parâmetros ABCD que relacionam grandezas nas duas extremidades da linha de transmissão, além das equações básicas de potência, tensão e corrente trifásicas. Preste muita atenção nas contas, pois utilizam grandezas complexas.
Por favor ajudem-me.
Soluções para a tarefa
Resposta:
P= 6930MW
Explicação:
Resposta:
Fala sammuwell, cara você conseguiu fazer aquele PTG da SEP?
To com mesmo problema e ninguém responde.
Entra em contato no meu e-mail diegoetb @ gmail com
i) Frequência de operação igual 50 Hz;
ii) Magnitude de tensão na barra 1 é 1,00 pu;
iii) Magnitude de tensão nos terminais do gerador G2 é 1,04 pu;
iv) O gerador G2 provê exatamente 40 MW de potência ativa ao sistema;
v) As perdas de potência ativa nas linhas de transmissão e nos transformadores podem ser desconsideradas.
Figura 1: diagrama simplificado do sistema. ( no final da página)***
Responder a algumas questões exigidas pela concessionária, considerando uma base de potência de 100 MVA e tensão de base igual a 132 kV na zona da linha de transmissão.
a) A impedância em pu da linha de transmissão, .
b) Qual o fluxo de potência ativa, 2−1, para a Barra 1 fornecido pelo gerador G2?
c) A diferença de fase,1−2, entre a tensão na Barra 1 e a tensão nos terminais de G2.
d) O fluxo de potência reativa, 2−1, para a Barra 1 fornecido pelo gerador G2. Desconsidere a contribuição do gerador para o fluxo de potência reativa.
e) O fluxo de potência ativa e reativa, 1−1 e 1−1, para a Barra 1 fornecido pelo gerador G1. Desconsidere a contribuição do gerador para o fluxo de potência reativa.
f) A magnitude de tensão, 1, nos terminais de gerador G1, em kV.
g) Utilize o software Power World Simulator para similar o Sistema de potência requisitado por seu cliente. A intenção da simulação é apenas ilustrar os resultados obtidos. Utilize os valores fornecidos em conjuntos com os calculados.
Explicação:
.